teacher
Professor, uma profissão tão bela. Aqueles que nos ensinam o significado das palavras, nos ajudam a entender o mundo. Moldam nosso caráter, influenciam nossas escolhas. Alguém tão importante como essa figura não poderia ficar sem a nossa homenagem. Ainda mais com tantos exemplos vindo das telonas. Separamos alguns para relembrarem!

robertProfessor Langdon é um famoso simbologista que acaba se envolvendo nos mais diversos mistérios estando presente nos filmes O Código da Vinci e Anjos e Demônios. O professor, especialista em se meter em confusão, acaba sempre sendo chamado a desvendar enigmas  onde pistas foram deixadas ao longo da história. Os filmes são bem chatinhos, mas fica nosso conselho de se ler os livros (e aqui inclui-se também sua presença em Símbolo Perdido – o melhor dos livros) onde as  tramas são bem melhor explicadas e envolventes.

elizabethA professorinha Elizabeth Halsey, do filme Professora Sem Classe, não vê a hora de deixar sua função, mas ao terminar seu noivado por gastar demais se vê obrigada a continuar na escola enquanto sonha com um homem rico que a sustentará.  o que a safadinha resolve fazer para atingir seus objetivos? Coloca silicone nos seios e passa a aplicar pequenos golpes em professores e alunos, ao mesmo tempo que decide transformar a classe em uma turma exemplar e assim ganhar bonificações, ou seja, mais dinheiro. Só fica a questão: quem prestará atenção na matéria tendo Cameron Diaz em sua frente?

katherineNo filme O Sorriso de Monalisa, as meninas do colégio Wellesley, um dos mais tradicionais dos Estados Unidos, se preparam para mais um ano letivo. As alunas terão uma nova professora de História da Arte: Katherine Watson conseguiu a vaga depois de lutar muito, a ponto de atravessar o país, deixar a ensolarada Califórnia e o namorado para viver na fria costa leste.

snapeO Herói (ou vilão – ou herói – ou vilão- ahh, não sei) Severo Snape, da saga Harry Potter, é o professor mais odiado da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Seja como professor de “poções”, “defesa contra as artes das trevas” ou como diretor do colégio (cargos que ocupou ao logo dos filmes), ele mantém seu jeito arrogante e injusto de ser mas, paradoxalmente, acaba com algumas atitudes e sua história de vida, conquistando fãs por todo o mundo.

shermanEm O Professor AlopradoSherman Klump é um professor com grande conhecimento em genética, mas resolve usá-lo parra fazer besteira. Se sentindo mal por seu peso, digamos, acima da média, o professor resolve criar uma fórmula que muda seu DNA e o faz se tornar mago e atraente (gosto duvidoso) conquistando assim sua amada. Claro que, para o personagem, acaba dando tudo absurdamente errado mas, para o telespectador, é um prato cheio!

charlesO querido professor X, dos quadrinhos, ganhou vida na franquia cinematrografica X-Men.  Sempre lutando por uma conviência pacífica entre humanos e mutantes, Xavier funda uma academia para treinar jovens mutantes e doutriná-los em seu sonho de “harmonia inter-racial”. Ocultando sua real intenção do restante do mundo sob a fachada do “Instituto Xavier Para Jovens Super Dotados” o professor ajuda os jovens a controlar seus poderes e usá-los para o bem.

johnCarpe Diem! A expressão (do latim: aproveite o dia) é ensinada pelo professor John Keating a seus alunos, no filme A Sociedade dos Poetas Mortos, de 1989, e ficou marcada na cabeça de várias gerações de telespectadores  Em uma escola preparatória para jovens, a Academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores, o professor de poesia, com suas maneiras nada ortodoxas, para a época e a rigidez da instituição, passa inspirar os alunos a descobrirem suas verdadeiras paixões e tornarem suas vidas mais agradáveis. No entanto o filme mostra que nem sempre o meio em que se vive permite que se viva exatamente como deseja.

dumbledoreAlbus Percival Wulfric Brian Dumbledore, ou simplesmente Dumbledore é o mentor de Harry Potter em sua saga para destruir o vilão Voldemort. Mas convenhamos, Dumbledore é muito mais do que um simples professor. Além de carregar uma grande afeição pelo garoto que sobreviveu, pode ser considerado o grande herói do mundo mágico. Afinal, é ele quem dá todas as informações necessárias para a batalha, quem traça os planos e quem orienta harry ao longo dos anos sobre como e quando agir.

E você? Qual outro professor acrescentaria na lista?