Para apresentar O Sétimo Guardião o autor Aguinaldo Silva, o diretor artístico Rogério Gomes e o elenco receberam a imprensa nos Estúdios Globo. A próxima novela das nove, que marca a volta de Aguinaldo ao realismo mágico, vai mostrar que uma cidadezinha chamada Serro Azul guarda grandes histórias e muitos segredos. A partir de 12 de novembro, os telespectadores vão acompanhar uma trama que fala da importância da água e principalmente de amor, através de Luz (Marina Ruy Barbosa) e Gabriel (Bruno Gagliasso).

Antes do bate papo com a equipe da novela, os jornalistas foram organizados em sete grupos, cada um representando um dos guardiães que têm a missão de impedir que as riquezas de uma fonte, com propriedades curativas e rejuvenescedoras, cheguem às mãos erradas.
O Pizza de Ontem estava entre os convidados que deram uma volta na fictícia Serro Azul e imergiram nos mistérios da história a partir do universo dos guardiães. São eles: o prefeito, o mendigo, o médico, o delegado, a esotérica Milu, a cafetina Ondina e o solitário Egídio, o guardião-mor.

Após o passeio pela impressionante cidade cenográfica – que conta com 18 mil metros quadrados e levou quatro meses para ficar pronta – a ação com a imprensa foi concluída com a apresentação do grande segredo da trama: a fonte. A estrutura foi construída em uma gruta cenográfica de mil metros quadrados, sete metros de queda e dois metros de profundidade. No local, o ator Antonio Calloni (caracterizado como o guardião-mor) realizou um ritual simbólico em que os jornalistas devolviam a água, presente em kits entregues pela emissora, para a fonte e se tornavam, portanto, guardiães.

Já familiarizado com o universo dos personagens, o Pizza de Ontem conversou com parte do elenco na coletiva de imprensa de ‘O Sétimo Guardião’.

Giullia Buscacio falou com a gente sobre a Elisa, personagem doce que tem Luz (Marina Ruy Barbosa) como melhor amiga e que tem um pai (Paulo Miklos) que espera que ela se torne freira.

Pizza de Ontem/Vitor Porto

PIZZA DE ONTEM Como você está se sentindo dando vida à Elisa?
GIULLIA Eu ‘tô’ muito feliz de fazer a Elisa porque ela é muito diferente do que eu já fiz. Ela não tem nada a ver com a Jacira (Personagem de ‘Novo Mundo’) e nem com a Olivia (Velho Chico). O processo tá incrível! E o Aguinaldo te leva pra um lugar mágico onde você tem uma liberdade criativa muito legal. Posso dizer que ‘tô’ me permitindo nessa novela, acho que o público vai ver uma outra Giullia. E ter a oportunidade de mostrar um outro lado meu, como atriz, é muito legal. Além do elenco, que é incrível!

PIZZA DE ONTEM Como foi o seu processo de composição da personagem?
GIULLIA O meu estudo de personagem foi um pouco baseado na linguagem do Aguinaldo. Isso me ajudou a dar o tom da personagem. Eu acho que conforme a gente vai fazendo e vendo a resposta do público, fica mais natural.

PIZZA DE ONTEM O Aguinaldo descreve a Elisa como uma mulher muito doce. Você acredita que a expectativa do pai sobre o futuro dela vai provocar uma mudança de comportamento na personagem?
GIULLIA Pode ser que aconteça uma reviravolta, pois ser freira não é um sonho da Elisa e sim do pai. Apesar de ser uma personagem doce, ela é uma menina de ideias muito fortes, que tem personalidade. Ela fala o que quer falar e fala na hora certa, isso é uma das coisas que eu mais gosto na personagem. Vamos ver qual o desenvolvimento dessa história. O que será que a paixão pode fazer com uma pessoa?

José Loreto falou um pouco sobre o Júnior. O personagem tem verdadeira fixação por Luz (Marina Ruy Barbosa), que não dá a mínima para ele.


Pizza de Ontem/Vitor Porto

PIZZA DE ONTEM Como você se preparou para interpretar o Júnior?
LORETO Eu assisti vários filmes! Pedi referências para todos os nossos diretores (e são muitos).

PIZZA DE ONTEM O que você pode adiantar sobre o personagem, o que a gente pode esperar dela?
LORETO Ele é um personagem muito real! Eu vejo muitos Júnior’s por aí, tanto em cidades pequenas como Serro Azul quanto em cidades grandes como a nossa (Rio). Júnior é um cara mimado, ele sempre teve tudo, é o favorito dos pais. Um personagem muito explosivo, que vai do 8 ao 80. Mas é um cara legal, que sorri, que se diverte, e tem um “carismão”. Ao mesmo tempo, se alguém mexe no calo ele estoura e isso acontece muito rápido. Isso tudo é muito longe de mim. Eu, por exemplo, vou me estressando gradativamente e não estouro de uma vez. Já o Junior é uma roda gigante! Eu tenho cenas rindo, cena chorando… Tudo de uma vez.

PIZZA DE ONTEM Como a relação entre Júnior e Luz vai movimentar a trama?
LORETO O Júnior ama a Luz e vai fazer tudo pra ficar com ela. Ele não entende o motivo de ela não querer ficar com ele, que se acha o “Cara” da cidade. Mas já adianto que isso é culpa do personagem do Bruno (Gagliasso), finaliza rindo.

Uma das protagonistas da novela, Marina Ruy Barbosa também conversou com o Pizza de Ontem. A atriz vai interpretar Luz, personagem que tem sonhos enigmáticos desde pequena, alguns deles visões de algo que está prestes a acontecer

Pizza de Ontem/Vitor Porto

PIZZA DE ONTEM O que a gente pode esperar da Luz?
MARINA A Luz é muito misteriosa! Ela é intensa e tem premonições que sempre acontecem depois dos sonhos, das visões. A vida dela está rodeada de suspense. Ela não conhece os pais e tem um avô de criação. Já com o Leon (gato) ela tem uma ligação forte e é ele que vai promover o encontro entre Luz e Gabriel (Bruno Gagliasso). É uma personagem desafiadora, com muitas camadas e motivações. O público vai desvendar esses motivos ao longo da novela.

PIZZA DE ONTEM Você tirou pouco tempo de férias, já que “Deus Salve o Rei”, seu primeiro trabalho de época, ficou no ar até julho deste ano. Deu pra descansar? Você enxerga alguma ligação entre o universo de O Sétimo Guardião e o de Deus Salve o Rei?
MARINA No fim de “Império” o Aguinaldo (Silva) já me adiantou que estava escrevendo uma personagem pensando em mim, então entrei em “Deus Salve o Rei” sabendo que pouco tempo depois eu teria um novo desafio. Eu fiquei muito feliz por ter a oportunidade de fazer duas personagens tão ricas. Acho que Luz e Amália se parecem na determinação. Mas no universo da Amália não existia um mundo tão diferente, enquanto a Luz vive num universo mais moderno e com muitas diferenças entre o que poderia acontecer em uma cidade grande e o que acontece em Serro Azul. A cidade é pequena, não tem internet e nem celular. O tempo dos personagens é orquestrado em uma velocidade de cidade pequena, as preocupações são outras.

Sobre as notícias de que vai passar um tempo no exterior, depois do último capítulo de O Sétimo Guardião, ela comentou:

A minha prioridade é a carreira de atriz no Brasil. Acho que a nota inicial surgiu porque fechei com uma agência de Paris, mas isso aconteceu para organizar melhor os trabalhos que já acontecem por lá. Trabalhos de modelo e qualquer outra coisa acontecem em paralelo. Aqui (Brasil) eu ainda tenho muitos planos e quero continuar vivendo desafios como a Luz.”, disse Marina Ruy Barbosa.

PIZZA DE ONTEM Você pode nos adiantar algum desses planos?
MARINA Eu gostaria de fazer uma vilã muito irônica, louca e má.

Carol Duarte bombou em “A Força do Querer” como Ivana/Ivan e agora encara seu segundo trabalho na TV Globo. Em O Sétimo Guardião ela será Stefânia, personagem que gagueja quando está nervosa e que trabalha na pousada e no bordel de Ondina.


Pizza de Ontem/Vitor Porto

PIZZA DE ONTEM Sua segunda novela na TV Globo e segunda das nove. Como você está se sentindo? Como foi esse processo de transição entre A Força do Querer e O Sétimo Guardião?
CAROL Eu ‘tô’ muito feliz de estar aqui! É a mesma equipe (de a Força do Querer) e foi o Rogério Gomes (diretor) que me chamou. Os dois trabalhos são muito diferentes. Não tem como a gente comparar a construção do Ivan, a densidade que foi aquilo, com a personagem de agora. São coisas muito distintas. Eu acho que o Ivan veio num momento muito importante, pra levantar uma questão muito importante e que a gente ainda deve falar- ainda mais no momento em que vivemos. Acho que a gente não pode esquecer do que foi proposto naquela época.

PIZZA DE ONTEM A sua personagem vai se dividir entre pousada de manhã e bordel a noite. O que você pode adiantar desses dois mundos?
CAROL A personagem faz parte de um grupo de putas e tá sendo muito divertido trabalhar junto com a Josie (Pessoa), Lyv (Ziese) e a Mila (Carmo). Dá pra criar muitas coisas e ‘tá’ sendo muito bacana criar essa personagem.

PIZZA DE ONTEM Stefânia vai se apaixonar pelo viúvo da filha de uma beata, que vai usar isso pra colocar o neto contra o pai. O relacionamento ainda vai movimentar uma discussão entre sagrado e profano. O que você pode nos contar sobre essa questão?
CAROL Eu acho que vai ser interessante o encontro deles. Eles são de universos muito diferentes e, ao mesmo tempo, tem algo em comum muito forte. É bonito acompanhar os dois se apaixonado e estou animada pra ver a reação das pessoas.

PIZZA DE ONTEM A Você considera a Stefânia a personagem mais cômica que você já fez tanto na TV quanto no Teatro?
CAROL Eu nunca consegui distinguir, como atriz, a linha que separa o que é cômico e o que não é. Às vezes as pessoas riem de coisas que eu nunca iria rir. O limite pode ser muito tênue e eu gosto de estar nessa região. Até porque, se não for assim as personagens ficam numa coisa só e as pessoas não são uma coisa só. É empolgante ir transitando, entendendo a personagem.

PIZZA DE ONTEM A sua personagem vai dançar tango em várias cenas. Você já tinha essa intimidade com a dança ou teve que fazer aulas?
CAROL Nunca tinha dançado tango e tive que fazer aulas. Também fiz aulas de fono, com uma preparadora vocal, pra entender o que é a gagueira da personagem, de onde ela vem, e quais são os tipos de gagueira que existem. O fato de ela ser gaga vai complementar a personagem e isso tem um motivo. Como as outras personagens se relacionam com esse fato revela o que é cada um e como cada um vê as coisas.

PIZZA DE ONTEM Como você se preparou pra interpretar a Stefânia?
CAROL Eu assisti a vários filmes! Vi um chamado “Os Amores da Casa de Tolerância”, que é muito bonito que fala sobre prostituição. Além disso, ‘tô’ vendo alguns filmes que falam da mulher nesse lugar da prostituição. Mas é claro que o universo construído aqui é o universo de Serro Azul, então por mais que a gente pesquise, é na pousada, é na Ondina que eu preciso entender o que é ser uma prostituta nessa cidade. Uma prostituta, aliás, que trabalha de dia na pousada e de noite no puteiro. Independente da preparação, a sensação é que a gente sempre começa do zero.

Carolina Dieckmann é Afrodite em O Sétimo Guardião. A personagem é dedicada a família, mas, apesar de amar o marido, está cansada da obsessão dele em ter mais filhos.


Pizza de Ontem/Vitor Porto

PIZZA DE ONTEM O que você tem pra nos contar sobre a Afrodite?
CAROLINA A Afrodite é uma personagem que me permite olhar para o que acontece em muitas famílias, para uma quantidade enorme de mulheres que se sentem atribuladas com tanta coisa pra fazer. Se entregar pro meu marido, cuidar dos filhos. Até que ponto essa mulher desejou isso e até que ponto essa mulher não gostaria de, de repente, ter um tempo maior pra ela, pra olhar mais para os desejos dela.

PIZZA DE ONTEM A sua personagem provoca fácil identificação. Como você acha que o telespectador vai se enxergar na Afrodite? Como essa reflexão vai ser proposta?
CAROLINA A gente começa a novela já com a Afrodite em um pequeno conflito, em que ela começa a se dar conta que talvez ela não tenha tido a vida que ela escolheria ou que ela gostaria de ter tido. A gente não sabe qual é a resposta disso, só quem sabe é o Aguinaldo, mas eu acho que esse processo, esse olhar, é muito feminino. É uma coisa muito necessária que eu acho que temos que ficar sempre de olho, revisando, pra ver se a gente tá no caminho que gostaríamos de estar. E muitas vezes as mulheres, e homens também, com vidas muito corridas acabam adiando esse diálogo com si mesmo. Então acredito que é um momento rico de assistir porque é exatamente esse momento, de olhar pra si mesmo, que ela tá vivendo.

PIZZA DE ONTEM Seu laboratório, antes de compor a personagem, contou com uma imersão em alguma outra obra do universo realista mágico de Aguinaldo Silva?
CAROLINA Eu vi todas as novelas que o Aguinaldo escreveu com a proposta de Realismo Fantástico. São minhas favoritas! “Pedra sobre Pedra” eu nem sei te dizer o quanto amei! Inclusive, eu amo o fato da música de “O Sétimo Guardião” ser a mesma de “Pedra sobre Pedra”. E acho incrível a ligação que o Aguinaldo faz com as obras antigas dele. Porque ele realmente tem esse universo pra visitar, as pessoas têm essa memória, e é muito bom a gente poder usar essas referências em O Sétimo Guardião. Para mim, que vi várias novelas do Aguinaldo de realismo fantástico, é uma grande felicidade agora fazer parte de uma.

PIZZA DE ONTEM Você espera que até o final da novela a Afrodite tenha um ponto de virada encontre a resposta para o que ela realmente quer para a vida dela?
CAROLINA Eu acho que, sendo uma novela do Aguinaldo, eu não consigo esperar outra coisa. A gente começa a acompanhar a personagem quando ela está caminhando para uma virada. Mas se ela vai mesmo, ou de que maneira isso vai se dar, só o Aguinaldo sabe. Mas posso afirmar que ela uma personagem de crise, de discussão, de um caminho realmente emocionante.

O talento de Felipe Hintze chamou a atenção em “Verdades Secretas”. Também na Globo, o ator fez “Malhação Viva a Diferença”, “Supermax” (a versão internacional) e “Dupla Identidade”. Agora, em “O Sétimo Guardião”, ele estreia no horário das nove.


Globo/Estevam Avellar

PIZZA DE ONTEM O que você pode nos contar sobre o seu personagem?
FELIPE Eu faço o Peçanha, ele é o braço direito do delegado Machado (Milhem Cortaz). Eles fazem uma dupla dinâmica que investiga os mistérios de Serro Azul.

PIZZA DE ONTEM O que você assistiu enquanto se preparava pra viver o Peçanha?
FELIPE Eu assisti muita coisa cômica. As duplas mais famosas, tipo o Gordo e o Magro, e muita comédia policial. Além disso, vi “Tieta”. É um clássico do Aguinaldo que eu nunca tinha assistido e tem muito a ver com o universo da nossa novela.

PIZZA DE ONTEM É o personagem mais cômico que você já fez?
FELIPE É! Nunca fiz comédia. Eu venho de trabalhos mais dramáticos e por isso o Peçanha é desafiador de fazer. Mas o Milhem Cortaz é muito generoso e a gente está se divertindo bastante nas gravações. No final das contas, você acaba se divertindo junto com o personagem e isso muito prazeroso.

PIZZA DE ONTEM Como está a expectativa para atuar em uma novela das nove?
FELIPE É uma responsabilidade grande, mas é maravilhoso ter a oportunidade de ser dirigido pelo Papinha (Rogério Gomes) e ainda falar o texto do Aguinaldo em sua volta ao Realismo Fantástico. Eu não poderia estar mais feliz!

PIZZA DE ONTEM Como tá a rotina de gravação?
FELIPE Por enquanto estou entre São Paulo e Rio, mas estamos gravando muito na cidade cenográfica e, por isso, a mudança para o Rio já está marcada para o próximo mês.

PIZZA DE ONTEM Qual é a relação do Peçanha com os personagens além do delegado?
FELIPE Como investigamos todos os crimes de Serro Azul e a cidade é cheia de mistérios, a gente acaba se relacionando com todos os personagens. Todo mundo se conhece e sabe os podres dos outros.

PIZZA DE ONTEM Tem algum ator/atriz que está no elenco e que você sempre quis contracenar?
FELIPE Tanta gente incrível! Eu ‘tô‘ apaixonado pela (Elizabeth) Savala. Acho ela uma atriz maravilhosa! Também ‘tô’ muito feliz de encontrar novamente o Dan (Stulbach), que já me dirigiu no Teatro (“Toca do Coelho”). Foi minha primeira peça e contracenar com ele agora é uma experiência incrível. Ainda tem Tony (Ramos), Lília (Cabral)… Só gente incrível, e todos me receberam muito bem.

Bruna Linzmeyer será Lourdes Maria, uma personagem linda e ambiciosa que vê Luz (Marina Ruy Barbosa) como sua grande rival.


Globo/Estevam Avellar

PIZZA DE ONTEM Quem é Lourdes Maria?
BRUNA Ela é uma menina inconsequente e debochada, mas que resolve ter muito prazer nas coisas que ela faz e nas pessoas que ela encontra- nos boys que ela vai encontrando, que ela vai pegando.

PIZZA DE ONTEM Parece uma personagem cheia de atitude! Como você se preparou para esse trabalho?
BRUNA A minha preparação foi um pouco desse lugar, de ir pra rua, de ir pra praia, e entender como é o flerte. Como o flerte acontece a partir da mulher, quando ela resolve flertar. Então eu fiz esse processo junto com uma artista plástica chamada Anitta Boa Vida, que tem um processo criativo muito interessante. É ela que escreve pela cidade “Eu dei pra ele”. É uma artista muito ativa nesse flerte. Foi mais por aí. Além de alguns livros, vídeos de internet (mais do que filmes).

PIZZA DE ONTEM A Lourdes vive em uma cidade pequena e tem uma atitude que talvez destoe da maioria das mulheres da trama. Como você espera que o público reaja às atitudes dela?
BRUNA Não tenho ideia. ‘Tô’ curiosa pra saber e entender o que as pessoas vão pensar dela. Ainda mais no contexto inflamado que vivemos agora, no meio dessa galera, no meio desse país.

A veterana Zezé Polessa interpreta a guardiã Milu, que consegue traçar o perfil de uma pessoa só de observá-la. A personagem é dona da loja de produtos esotéricos Cristalina. A atriz nos contou que todo dia, quando chega pra gravar, ela acende incenso e velas, além de mexer nas pedras que compõem a loja.


Pizza de Ontem/Vitor Porto

PIZZA DE ONTEM Como você se preparou para encarar uma personagem com tanto destaque como a Milu?
ZEZÉ A primeira coisa que fiz foi ir pro Vale do Matutu, que é um lugar no sul de Minas Gerais. É considerado um vale sagrado, pois era onde os índios nômades iam enterrar seus mortos. E eles não têm essa noção de cemitério como alguma coisa macabra. Para eles, é um lugar sagrado, onde fizeram muitos rituais. Na verdade, até hoje é considerado um vale sagrado. É um lugar com muita floresta, montanhas, pedras! Muita água, muita cachoeira! Lá eu fiquei em uma pousada que não tem luz e que pra chegar você precisa andar cerca de 50 minutos a partir do lugar onde o carro fica. Fui sozinha. É claro que tinha gente na pousada, inclusive fui para as cachoeiras com o pessoal que lá estava. Aliás, eu tive que me esforçar um pouco pra conseguir ficar sozinha. A gente que é conhecido sofre um pouco disso, então às vezes ter a possibilidade de ficar sozinha é um dos motivos que faz eu viajar pra fora.

PIZZA DE ONTEM Como foi voltar para o Rio?
ZEZÉ Eu voltei de lá muito ligada a natureza, a energia. Quase todos os dias que passei no Vale foram de lua cheia. Foi muito lindo, muito forte. E aqui em Serro Azul toda hora que a câmera aponta pro céu é lua cheia. Com todas essas coincidências, eu cheguei da viagem vibrando o que absorvi lá. A partir disso você começa a trabalhar. Depois da viagem, tive contato com as palavras, com as primeiras cenas e como a Milu se relaciona com cada personagem. Principalmente entre os guardiões. Além disso, nós tivemos uma oficina em que todos se reuniram e foi incrível para harmonizar o tom dos personagens.

PIZZA DE ONTEM Você e Ana Beatriz Nogueira representam a força feminina entre os guardiães. Como a sua personagem transita entre os outros guardiães?
ZEZÉ O que eu acho legal é que os guardiães são muito diferentes, mas têm o fato de todos serem bem pé no chão. Tem a cafetina, o delegado, o prefeito, o médico, o mendigo, o guardião-mor e a Milu, que é a esotérica do grupo, a sensitiva. E eu quis fazer ela muito honesta com isso, uma pessoa muito séria! Ela não é uma charlatã e isso a gente decidiu logo. Ela erra, porque é humana. Mas ela acredita na sensibilidade dela e realmente ajuda as pessoas.

A atriz conta que muitos a abordaram falando sobre voltar pro realismo fantástico de Aguinaldo, mas ela não enxerga a personagem do passado como integrante de um universo mágico. O sétimo guardião, portanto, marca esse novo capítulo pra veterana.

PIZZA DE ONTEM Como é fazer realismo mágico?
ZEZÉ Eu tô estudando como é o humor nesse realismo mágico, como é que se brinca com coisas contemporâneas. Não acho que a personagem é necessariamente cômica, mas acho que tem uma graça, uma leveza até na coisa que é diferente, que é mágica. A gente começa a acompanhar a novela em um momento sério pra Milu, pois um dos guardiães vai morrer e o gato foge pra descobrir o sucessor. Então tem um peso ali que eu imagino que terá sempre nos encontros dos guardiães. Mas fora desses encontros, cada um dos personagens pode ter uma leveza, uma graça. A Milu tem uma coisa de falar com a bola de cristal, que não mostra as coisas e ela fica brava. Tem também uma coruja empalhada na parede que ela pergunta e jura ouvir as respostas transmitidas através dos pensamentos. Para uma atriz, são partes bem engraçadas de se fazer e espero que as pessoas gostem de assistir.


Globo/João Cotta.

De Aguinaldo Silva, com direção artística de Rogério Gomes, ‘O Sétimo Guardião’ estreia dia 12 de novembro. A direção-geral é de Allan Fiterman e a direção, de Luciana Oliveira, Fabio Strazzer, Davi Lacerda, Guto Arruda Botelho, Pedro Brenelli e Caio Campos.