No Rio de Janeiro, a Rede Globo apresentou “Verão 90”, a próxima novela das sete, através de ação que transportou a imprensa do Arpoador à década de 90. O Pizza de Ontem fez um percurso que começou na orla da Zona Sul, que é cenário da trama, e que contou com surpresas como um avião carregando uma faixa com o título da novela, além de um quiz sobre os anos 90. O trajeto nos levou até os Estúdios Globo, na Zona Oeste, onde fomos recebidos por Priscila, personagem do saudoso programa “TV Colosso”.

Foto: Daiane Dias/Pizza de Ontem

Em seguida, conhecemos o cenário da boate “Doutor Spock”, ambiente com diversos elementos da década de 90, e encontramos elenco, autoras, direção e equipe. Já com a coletiva rolando ao som de clássicos do período, entrevistamos Dira Paes, Rafael Vitti, Klebber Toledo, Camila Queiroz e Ícaro Silva. Vem conferir todo nosso bate papo:

Foto: Daiane Dias/Pizza de Ontem

Dira Paes estava radiante! Além do prenúncio da estreia de “Verão 90”, a atriz comemorava o fato de que na próxima semana estará em Utah, nos Estados Unidos, representando o longa “Divino Amor” na mostra competitiva do Festival de Sundance. Já falando sobre a novela, Dira respondeu nossas perguntas a respeito de Janaína Guerreiro, personagem ética que criou sozinha os filhos João (Rafael Vitti) e Jerônimo (Jesuíta Barbosa).

PIZZA DE ONTEM: O nome já antecipa: Janaína é guerreira! Como é interpretar a personagem?
DIRA: ‘Tô’ muito feliz porque eu acho que a Janaína é a mulher possível. Ela tem um tom contemporâneo, carrega o objetivo de vencer na vida e mostrar para o filho que não é passando por cima das pessoas que a gente conquista o que quer. Então eu acho que tem um olhar muito lindo da personagem em que ela reflete: ‘onde será que eu errei com esse garoto?’. É que apesar de ter criado os filhos João e Jerônimo de formas iguais, o segundo é desvirtuado. Então ela se questiona e eu acho que a partir disso muitas mães vão se identificar. É um arquétipo de mãe e eu acredito que essa mãe está por aí.

Foto: Daiane Dias/Pizza de Ontem

PIZZA DE ONTEM: Tem alguma característica presente em momentos que você viveu nos anos 90 e que hoje consegue celebrar e matar a saudade enquanto grava a novela?
DIRA: A música, sem dúvida nenhuma, é um caminho imediato de conexão com tudo. A novela tem seus elementos de conexão, mas eu te diria que, pessoalmente, o rock brasileiro foi determinante nos anos 90. Então isso me emociona! Eu estava presente, eu convivi com essas pessoas. Na década de 90 mulheres incríveis, como a Cássia Eller, estão em ascensão. Essa efervescência musical é a parte que eu mais gosto, e isso está pulsante na novela. A música invade a trama no momento certo! E ainda posso citar todas as lembranças pessoais que essa década me proporciona. Filmes, minha formatura na universidade, as viagens que fiz. Naquele período eu achei que ia ser mãe, mas isso só acabou acontecendo na virada do século. Tudo isso volta na mente e às vezes volta durante uma cena em que, por exemplo, um personagem escuta um walkman e/ou quando a Janaína pega o telefone.

PIZZA DE ONTEM: Você acha que a novela tem força para atrair os jovens em um momento que as produções digitais estão tão fortes?
DIRA: Eu tenho certeza que “Verão 90” vai criar uma curiosidade imensa em torno do assunto. Primeiro porque a gente fala de moda e de toda uma questão visual, dos anos 80 e 90, que hoje em dia é naturalmente consumida. Mas acho que o mais forte da novela é o sentimento pré tecnologia. Quem nós éramos antes de portarmos um aparelho que carrega a nossa própria vida? Esse sentimento vai ser uma chave na emoção de todo mundo. Além disso, acho que ter a oportunidade de curtir as músicas que seus pais escutaram é uma troca muito legal. Há poucos dias, meu filho Inácio, de 10 anos, estava tomando banho cantarolando “vem chegando o verão, o calor no coração…” (música “Uma noite e meia”, de Marina Lima). E eu não ensinei a música diretamente pra ele, então de onde ele tirou isso?  Já enxergo um resultado da movimentação que a novela está propondo.

PIZZA DE ONTEM: Já que você citou um de seus filhos, você pode nos contar se leva alguma emoção da novela pra casa?
DIRA: Ainda bem que não! Eu separo os dois ‘mundos’, porque eu não quero essa realidade para dentro da minha casa. Eu quero que meus filhos se amem loucamente, que se amparem. E foi muito por isso que fui atrás do segundo filho. É como se eu achasse que a irmandade é o caminho pra construir uma pessoa com atitudes melhores.

Foto: Daiane Dias/Pizza de Ontem

Rafael Vitti vai dar vida ao personagem João Guerreiro. O mocinho da trama é estudante de Comunicação, comanda um programa na rádio e é surfista nas horas vagas. No início da novela, João (interpretado por João Bravo quando criança) foi sucesso nacional como um dos integrantes do trio infantil “Patotinha Mágica”. Além dele, o grupo era composto por seu irmão (Jerônimo) e seu primeiro amor, Manuzita (Isabelle Drummond). Rafael conversou com a gente sobre o personagem.

PIZZA DE ONTEM: Para você que nasceu em 95, o texto trás elementos que você nunca tinha ouvido falar?
RAFAEL: Até agora o personagem não se comunicou com expressões que eu nunca tinha escutado. Mas é legal falar algo diferente do que estou acostumado. O João fala muito ‘chocante’, ‘chocrível’, ‘pinta lá’, ‘arrepiei’… Eu já sou bem carioca, mas na novela ‘tô’ abusando ainda mais disso.

PIZZA DE ONTEM: Estamos em um período em que a TV precisa se atualizar e dialogar com as produções exibidas digitalmente. Qual o atrativo de Verão 90 para as novas gerações?
RAFAEL: Eu acho que um atrativo da novela é ir ao ar justamente em um período em que está tudo tão acelerado. As pessoas estão tão conectadas e, ao mesmo tempo, tão desconectadas umas das outras. A gente vai mostrar um período sem celular, onde o tempo da vida era outro. Acredito que vai ser legal tanto para quem viveu a época, que vai sentir uma saudade, quanto pra quem não viveu- que vai poder fazer um comparativo e questionar como o mundo foi se desenvolvendo daquela época até hoje.

PIZZA DE ONTEM: Você acha que uma novela mais ‘solar’ é ideal para o momento que a gente vive hoje no Brasil?
RAFAEL: A novela não vem pra polemizar. É uma obra pra descontrair, que tem uma pegada cômica, leve. Apesar de às vezes tocar em assuntos sérios, o texto tem uma linguagem de novela das sete. Vejo como um respiro e entendo que é o que o pessoal quer assistir quando chega do trabalho e de outras atividades cansativas.

Foto: Daiane Dias/Pizza de Ontem

Klebber Toledo vai interpretar Patrick em Verão 90. Tímido e prestativo, o personagem trabalha como eletricista e terá um romance elétrico com Lidiane (Claudia Raia).

PIZZA DE ONTEM: Você tem algo em comum com o Patrick?
KLEBBER: Assim como eu, o Patrick surfa e é tímido. Por conta do trabalho, eu acabo sendo mais aberto e comunicativo. Mas, na verdade, sou muito na minha. Eu adoro sair de boné, ficar quieto, de cabeça baixa.

PIZZA DE ONTEM: Como foi a sua preparação para a novela?
KLEBBER: Eu não sou mais um garotinho, né. Já tem um tempo que estou na profissão. Só de TV Globo eu completo, agora, 12 anos. Eu acho que vou construindo pouco a pouco. Já tenho muitas referências na minha cabeça, vi muitas novelas e muitos filmes, então já tenho um histórico. A partir disso eu seleciono algumas coisas pra ver de novo, ou descubro alguma coisa nova, e faço um estudo pra ver onde posso aplicar mais. Dessa vez, uma das obras que vi foi “Rainha da Sucata”. A novela tinha o Antônio Fagundes, Marisa Orth e a própria Cláudia Raia. Fagundes interpretou um gago, também tímido, e fez um bate bola muito legal com as duas. A diferença é que era um personagem mais bravo, arisco. Em “Verão 90”, o Patrick ama loucamente a Lidiane (personagem da Claudia Raia). É a paixão da adolescência do personagem. Essa paixão vai envolver o personagem, que é um cara bom.

PIZZA DE ONTEM: O que você quer dizer com “cara bom”?
KLEBBER: O Patrick é um cara que não finge ser bom, ele realmente é uma boa pessoa e age de maneira positiva. Isso hoje em dia não é tão fácil! Eu fico muito triste quando vejo pessoas tão ativas nas redes sociais, mas tão diferentes quando chega o momento de colocar em prática o que dizem. Por outro lado, também é fácil encontrar pessoas muito agressivas. Acho que, independente de qual lado você defende, é importante saber dialogar, e é importante reconhecer o espaço do outro. Eu, por exemplo, sou a favor do feminismo. Na verdade, eu concordo com a igualdade plena, em todos os aspectos, e sou contra qualquer tipo de agressão- principalmente quando falamos da taxa absurda de feminicídio.

PIZZA DE ONTEM: E como é trabalhar com Claudia Raia?
KLEBBER: Claudia, além de uma grande atriz, é uma grande mulher. Ela sempre apresenta projetos novos, e se preocupa em promover cultura. Com isso ela ainda empregar várias pessoas. Para quem já tem um nome forte ela podia se acomodar, mas ela trabalha sem parar e é um exemplo de artista e de ser humano. Em Verão 90, o fato da personagem dela ser um furacão impulsiona bastante o Patrick- que é um personagem tímido. Eles explodem juntos, é amor e desejo ao mesmo tempo.

PIZZA DE ONTEM: Como você acha que os telespectadores vão reagir ao casal? Você acredita que ainda tem muito preconceito de idade?
KLEBBER: Hoje as pessoas promovem, por exemplo, nas músicas, uma ideia de ‘novinha’. Mas onde está o ‘novinho’? Quem disse que a mulher não pode ter uma relação com um homem mais jovem? Acredito que a mulher, por ser mais julgada, às vezes coloca o pé no freio quando se trata de um relacionamento com um homem mais jovem. E esse é mais um motivo pra gente refletir a favor da igualdade. Não é idade, não é cor, não é religião, não é gênero… Cada um cuida da sua vida e, se a pessoa não está invadindo o espaço do outro e não é mau-caráter, então está tudo certo.

PIZZA DE ONTEM: Ainda sobre preconceito, o núcleo do seu personagem vai falar sobre racismo?
KLEBBER: O meu personagem é baiano, com mãe negra e pai branco. O pai, um holandês, abandona a mãe quando ela conta que está grávida. O Patrick também tem uma irmã, por parte de mãe, que é negra. Então a mistura que a gente tem no Brasil é mais um tema que Verão 90 vai retratar. A trama vai mostrar as várias possibilidades do brasileiro e a importância de não julgar, isso tudo falando de maneira mais aberta sobre preconceito- já que é mentira dizer que não existe.

PIZZA DE ONTEM: E o texto vai tocar em assuntos delicados?
KLEBBER: Apesar de ter uma proposta leve, é uma novela que chega pra chacoalhar, tanto o lado bom quanto o lado ruim das coisas. A gente vê por aí pessoas arrotando cultura enquanto roubam tanta gente. E a gente vê que a condição política do Brasil é cíclica. Nos anos 90 impeachment acontecendo, hoje em dia também vários problemas. Então existem temas mais fortes entre os outros tantos que a novela aborda.

PIZZA DE ONTEM: Ainda sobre o roteiro, o Patrick usa muitas expressões da época? Como você está cuidando do vocabulário do personagem?
KLEBBER: São muitas expressões legais, como ‘Ó paí, ó’! Mas é interessante porque, como o meu personagem é tímido, muitas vezes a Lidiane (Claudia Raia) tá falando e ele só responde com: ‘é’, ‘ó’… Ele gesticula muito e em algumas cenas ele vai falar e desiste. Então a maneira que o personagem demonstra sentimento se destaca mais do que os diálogos em si. Por ele ser baiano, eu me preocupei em limpar muito o sotaque. Não deixei aquele sotaque pesado  que a gente escuta e pensa: ‘olha, ele fez aula de prosódia’. Eu sou paulista, moro no Rio faz tempo e meu sotaque já é misturado. Então eu diminuí um pouco a música do sotaque baiano, o trouxe pra um lugar mais tímido, intimista. E o resto eu sigo a Claudia (Raia).

PIZZA DE ONTEM: Como é trabalhar na mesma novela que sua esposa (Camila Queiroz)?
KLEBBER: É uma sorte estar na mesma novela que ela! Só é uma pena que a gente se vê menos, já que os núcleos são diferentes. Quando estou gravando ela não está, e quando ela está gravando eu não estou. A gente não se encontra nem no trabalho e nem em casa. Ficou mais difícil.

PIZZA DE ONTEM: Mas no tempo livre vocês batem texto, falam sobre a novela?
KLEBBER: Isso a gente faz muito! Trocamos ideia sobre qualquer coisa que um ou outro tem dificuldade. Eu já tenho um tempinho a mais de carreira então consigo ajudar em algumas coisas. Ao mesmo tempo, às vezes eu indico um caminho e ela fala: ‘isso aí já tá meio batido’, então ela tem um frescor, enquanto eu sou mais conservador na atuação. A gente vai construindo essas engrenagens e, o principal, dando força. Não adianta criticar e colocar pra baixo, por isso a gente se estimula.

Foto: Daiane Dias/Pizza de Ontem

Camila Queiroz será um dos destaques de Verão 90 na pele de Vanessa Dias. A personagem sonha em ser Vj e não mede esforços para subir na vida. Vanessa vai aprontar muito ao lado de Jerônimo (Jesuíta Barbosa).

PIZZA DE ONTEM: Como estão as gravações? O que a gente pode esperar da Vanessa?
CAMILA: Tem sido muito divertido! A Vanessa é muito livre de rótulos. É uma personagem a frente do tempo, descolada, e jovem. Por outro lado, ela é maliciosa e ambiciosa. Eu tenho me sentindo muito livre pra gravar.

PIZZA DE ONTEM: Nesse tempinho de gravação, como a personagem já te desafiou?
CAMILA: A Vanessa tem uma múltipla personalidade e pra mim, como atriz, é muito interessante ter a oportunidade de buscar essa amplitude de possibilidades e sentimentos.

PIZZA DE ONTEM: O texto já te surpreendeu com alguma expressão ou fato da época?
CAMILA: Eu nasci nos anos 90! Como eu conhecia época, não soa estranho pra mim. Mas é claro que tem uma diferença entre já ter ouvido falar e empregar em todas as cenas. O que ajuda é a dinâmica do texto. A forma que as autoras constroem os diálogos deixa tudo muito natural.

Ícaro Silva vai ter palco para o seu talento como ator e cantor. Em Verão 90, ele será um famoso cantor de lambada.

Foto: Daiane Dias/Pizza de Ontem

PIZZA DE ONTEM: Quais são as suas referências para compor o personagem Ticiano?
ÍCARO: Na verdade, ainda estou buscando referências. O Ticiano é um cantor de lambada, dos anos 90, e na novela ele tem o título de ‘rei da lambada’. Em toda década a gente tem um pouco do que vem da década passada e um pouco do que está transitando para a próxima. Então o personagem também tem muitas referências dos anos 80, até da própria lambada- como o Sidney Magal. Mas também tem referência como o axé da Bahia, e pesquiso essa onda através do Timbalada, Olodum, É O Tchan.

PIZZA DE ONTEM: Você acha que o público vai curtir o Ticiano?
ÍCARO: É um personagem com muita cor! Acho que tem tudo pra ser um daqueles personagens que o publico vai gostar muito. Acredito nisso porque ele tem um humor extremamente ácido e, ao mesmo tempo, é muito divertido. E ainda tem a música como um apelo forte.

PIZZA DE ONTEM: Como está a sua relação com um texto imerso em outra década?
ÍCARO: Eu tô amando o texto! Tem muito terreno para explorar o personagem, o que me deixa muito feliz. Além disso, busco expressões de fora, pra reforçar a baianidade do personagem.

Depois que o diretor Jorge Fernando e as autoras Izabel de Oliveira e Paula Amaral apresentaram teaser e falaram sobre “Verão 90”, todo o elenco surpreendeu a imprensa e apresentou um flashmob. As atrizes e os atores se jogaram ao som do clássico “Pump Up the Jam”.

Foto: Daiane Dias/Pizza de Ontem

Além da esperada estreia de Jesuíta Barbosa nas novelas, o elenco ainda conta com nomes como Isabelle Drummond, Claudia Raia, Jeniffer Nascimento, Fabiana Karla, Totia Meireles, Alexandre Borges, Caio Paduan, Débora Nascimento, Humberto Martins, Marcos Veras, Sérgio Malheiros e Flavio Tolezani.

Escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, com colaboração de Daisy Chaves, Isabel Muniz e João Brandão, a novela destaca Jorge Fernando na direção artística, além de Marcelo Zambelli na direção geral (junto com Jorge Fernando), e Ana Paula Guimarães e Diego Morais na direção.

“Verão 90” estreia no dia 29 de janeiro, às 19h, na Rede Globo.