As atrizes Bárbara França, Giovana Cordeiro e Marina Moschen são jovens, mas elas já têm em comum uma sequência de trabalhos de sucesso na TV Globo, além de um histórico de dividir cenas com grandes nomes da dramaturgia.

Entrevista: Elenco apresenta personagens de “Verão 90”, a próxima novela da Globo!

Em “Verão 90”, próxima novela das sete, as três vão movimentar núcleos jovens da trama e ainda chamar a atenção no recorte da moda que, junto com a música, é quase um personagem da trama. Durante a coletiva de imprensa da novela, nos Estúdios Globo, o Pizza de Ontem conversou com as atrizes.

Foto: Daiane Dias/Pizza de Ontem

Bárbara França será Nicole Ferraz, uma personagem que se destaca como VJ e principal estrela da PopTV.

PIZZA DE ONTEM: Como você se preparou para começar a rodar as cenas da Nicole?
BÁRBARA: No início dos anos 2000 eu era viciada em MTV e acompanhava os VJs da emissora. Como eu comecei a assistir depois dos anos 90, eu busquei referências anteriores para compor a personagem. Minhas inspirações foram VJs como Astrid Fontenelle, Sabrina Parlatore, Maria Paula Fidalgo e Didi Wagner.

PIZZA DE ONTEM: Podemos falar que a música é uma personagem tanto da novela quanto da sua personagem?
BÁRBARA: Sim! A música é um dos personagens mais importantes da novela. A gente teve uma preparação de elenco com profissionais que nos ajudaram bastante no período de construção. Mas a novela tem uma pegada muito forte no recorte musical e, por isso, a música também contribuiu diretamente com a preparação. A gente fez várias coreografias!

PIZZA DE ONTEM: Como música e amor se conectam na vida da personagem?
BÁRBARA: A Nicole é apaixonada pelo Quinzinho (Caio Paduan). Mas ela é amante dele, já que o personagem namora a Larissa (Marina Moschen). A Nicole escuta do Quinzinho aquela velha história com promessa de término, mas ele a enrola durante meses e ela aguenta porque é realmente apaixonada por ele. A conexão está no fato de que Quinzinho é o dono da PopTV e Nicole trabalha lá, então vocês podem imaginar quantas cenas boas vão rolar ali.

Foto: Daiane Dias/Pizza de Ontem

PIZZA DE ONTEM: Você parece ser conectada ao mundo da moda e as autoras colocam esse elemento como um dos mais notáveis para dar pano de fundo a história. O que você pode adiantar do figurino da Nicole?
BÁRBARA: O figurino da personagem vai ter bem a cara dos VJs da época. Eu me arrisco a dizer que é um dos looks mais maravilhosos da novela! Ela tem um figurino muito específico, com muita transparência. É tudo curtinho, uma mistura de Rock & Roll com Pop. Tem, por exemplo, meias de cano alto e coloridas, além de meia arrastão no braço, top prateado… É um figurino incrível!

PIZZA DE ONTEM: A Nicole costuma usar muitas expressões da década de 90?
BÁRBARA: Apesar de o texto da novela ter muitas gírias legais da época, a personagem não costuma falar nenhuma com frequência. Em relação à linguagem, eu posso adiantar que ‘tô’ investindo na questão do sotaque carioca.

PIZZA DE ONTEM: Verão 90 vai estrear em um momento de polarização. Qual o apelo da novela para conseguir se comunicar com todos os lados?
BÁRBARA: Eu acho que a gente vem passando por momentos muito difíceis no nosso país, e isso em quase todas as áreas. A gente liga a TV e só tem tragédia! Acredito que precisamos de mais leveza e acho que Verão 90 chega com um astral lá em cima, pra energizar o público.  

PIZZA DE ONTEM: E qual é a força que a trama tem para atrair os jovens, que representam uma parcela do público cada vez mais próxima das produções exibidas na internet?
BÁRBARA: Eu acho que a novela vai resgatar hits e artistas maravilhosos, o que vai provocar uma nostalgia boa em quem viveu a época. Mas as novas gerações também vão ter oportunidade de conhecer nomes incríveis como Madonna, George Michael, Roxette… Acredito que a música vai conectar e interessar todo mundo!

Foto: Daiane Dias/Pizza de Ontem

Giovana Cordeiro é jovem, mas já teve o privilégio de atuar uma novela inteira ao lado de Fernanda Montenegro. Em Verão 90 a atriz será Moana. A personagem é estudante de Jornalismo e, além de amiga de João (Rafael Vitti), desenvolve uma paixão pelo mocinho.

PIZZA DE ONTEM: A Moana apresenta gírias e/ou expressões que você nunca tinha escutado? Como você está lidando com o texto da novela?
GIOVANA: Além das autoras, tem muita gente ao meu redor que viveu os anos 90 e essas pessoas ainda trazem um pouco dessas gírias. Então o texto não tem nada que eu nunca tenha ouvido. Mas botar na nossa boca é diferente. Eu já me peguei várias vezes pensando: ‘caraca, que maneira essa gíria’. Mas o mais interessante é que o texto da nossa novela não cansa, eu gosto de receber os capítulos e ler. Geralmente em novela as coisas se repetem, porque como é todo dia as pessoas têm que lembrar. Já em Verão 90 a dinâmica é gostosa, muita coisa nova acontece e todos os personagens têm espaço. Só de ler o texto a gente consegue sentir o clima dos anos 90. Eu fico impressionada como as autoras são antenadas e cheias de referências, que misturam pesquisa e as lembranças delas.

PIZZA DE ONTEM: Você acha que o jovem de hoje, que é tão conectado às atividades contemporâneas, vai se identificar com a obra?
GIOVANA: Eu acho que a essência do jovem de querer mudança e liberdade, e de ter certa rebeldia, é atemporal. Então a novela vai despertar identificações, além de ser um parâmetro para pensar o que a gente evoluiu e em que ponto a gente retrocedeu. Ainda tem o atrativo da moda dos anos 90, que é um elemento forte da novela e que hoje também tem voltado. Quem não viveu a época vai olhar com muita curiosidade, porque a novela vai ser uma espécie de almanaque do que foi a década de 90. E ainda tem a música como grande atrativo. Eu vivi no finalzinho dos anos 90 e percebi um pouco dos reflexos da década no início dos anos 2000. Peguei essa coisa dos VJs, a expectativa de conferir os clipes. E é muito legal porque a galera de agora vai ver que não era no youtube que essa espera acontecia. Vão ter a dimensão do que era a expectativa de assistir ao clipe na TV. Então eu acho que essa relação com a música, que é forte na novela, vai pegar bastante com os jovens de hoje.

Foto: Daiane Dias/Pizza de Ontem

PIZZA DE ONTEM: A sua personagem é uma jornalista ética, que se incomoda com colegas sensacionalistas. Hoje a gente vive em uma fase de muitas Fake News. Dá pra fazer uma ligação entre esse cenário contemporâneo com o que a personagem defende?
GIOVANA: É engraçado porque naquela época a conduta correta no jornalismo era bem diferente do que é hoje. Eu vi muito conteúdo jornalístico dos anos 90 e me surpreendi, porque hoje muitas daquelas matérias não seriam publicadas. Mas a Moana é muito ligada em tudo. Ela é uma personagem inteligente que percebe o que está errado e o que está certo, e decide optar pelo lado correto. Ela quer ser fiel ao que acredita. Por exemplo, quando o João (personagem de Rafael Vitti) é evolvido em uma questão polêmica, a Moana vai atrás de uma fonte que conte de fato o que aconteceu.

PIZZA DE ONTEM: E sobre o interesse amoroso de Moana? Ela vai se transformar em uma espécie de vilã que vai incomodar o casal João e Manuzita?
GIOVANA: Como é uma obra aberta a gente pode esperar qualquer coisa. Mas, inicialmente, a Moana é gente boa. Ela é parceira para todas as horas. E isso é legal, pois eu já fiz coisa parecida com o Rafa Vitti na novela Rock Story e deu certo, vamos ver agora!

PIZZA DE ONTEM: Por falar em trabalhos antigos, em “O Outro Lado do Paraíso” a sua personagem era neta de Fernanda Montenegro. Conta pra gente como a experiência movimentou a sua carreira, o que você transporta daquela época para o trabalho de agora?
GIOVANA: Eu digo que foi muito intenso, em todos os sentidos. É claro que tinha o nervosismo de estar com a Fernanda, com o Lima (Duarte) e com a Laura (Cardoso). Mas também tinha muito aprendizado, muito respeito pela profissão e isso foi muito importante. Porque tem muita coisa que envolve a nossa profissão, mas ser completamente entregue ao ofício é diferente. E a Fernanda é muito focada no ofício, ela realmente é artista. Ela ainda me ensinou muito sobre troca, sobre se preocupar com o outro e entender o tempo de cada um. A calma que ela tem é impressionante. E em Verão 90 eu também aprendo bastante. Vejo a Dira (Paes), por exemplo, com uma técnica admirável. Esses exemplos me incentivam a ter pé no chão e respeito pelo trabalho de atriz.

Foto: Daiane Dias/Pizza de Ontem

Marina Moschen é um dos destaques entre os jovens da novela. No início do nosso papo, a atriz exaltou as parcerias a partir do núcleo que conta com o ator Kayky Britto interpretando seu irmão, Caio Paduan o noivo e Camila Queiroz a amiga interesseira. A atriz ainda adianta que sua personagem, Larissa, vai começar a transitar mais por outros núcleos quando surgir o relacionamento com Diego (Sérgio Malheiros).

PIZZA DE ONTEM: Como é gravar com todo esse pessoal?
MARINA: É muito divertido porque são personagens que acabaram de sair da adolescência, estão se descobrindo. Eles têm muito poder, muita grana, se dão bem várias vezes, mas também se ferram. É um núcleo bem quente.  

PIZZA DE ONTEM: Você anda estranhando algum elemento da década de 90?
MARINA: Por mais que não tenha vivido os anos 90, de certa forma eu peguei muita coisa daquela década. Acho que a convivência com a família deixa tudo mais próximo. Não tem nada no texto que eu pense ‘uau, nunca vi isso’. Eu me lembro de objetos, de músicas… E a parte do elenco que não viveu tanto os anos 90 troca ideia com a parte que viveu de fato. A gente vai descobrindo em cena, então está um processo muito divertido.

PIZZA DE ONTEM: E qual a sua relação com texto e direção?
MARINA: O texto é maravilhoso! Estou em um núcleo jovem e elas conseguem empregar o que os jovens realmente falam, não fica nada forçado. Experimento bastante com essa personagem, pois ela corta bastante as palavras, dá uma abreviada. Por exemplo, fala ‘facul’ e não ‘faculdade’- é bem diferente da forma que eu falo. Além disso, é impressionante como o texto entrega ótimos ganchos, os capítulos se ligam bastante. E ainda tem a direção do Jorge Fernando. Acredito que não tem ninguém melhor pra dirigir uma novela sobre os anos 90. Então estamos super bem amparados. ‘Tô’ adorando.

Foto: Daiane Dias/Pizza de Ontem

PIZZA DE ONTEM: Você enxerga música e figurino como personagens da novela?
MARINA: Eu acho que a roupa não define quem a pessoa é, mas no caso de uma novela, em que tem uma apresentação da personagem, acredito que diz um pouco. No caso da Larissa, ela é uma patricinha, mas ela usa mais rasteirinha do que salto alto. Ela não tem o figurino de quem quer mostrar que tem dinheiro. Por exemplo, pra ir para a faculdade ela usa uma blusa mais ‘socialzinha’, um shortinho, uma meia calça.

PIZZA DE ONTEM: A TV vive certa transição e há um movimento para dialogar mais com produções de plataformas digitais. Você acha que Verão 90 tem espaço nessa disputa?
MARINA: Sim! Todo mundo é um pouco nostálgico e gosta de lembrar um pouco do que viveu. Verão 90 vai trazer muito isso para o público. As pessoas vão estar em casa às 19h e vão poder voltar no tempo, escutar as músicas, ver os cenários bem elaborados. É uma histórica bacana, que também vai despertar o interesse dos mais jovens.

PIZZA DE ONTEM: Você já dividiu cenas com pessoas incríveis, como Ana Beatriz Nogueira. Em “Verão 90” você atua ao lado de alguém que sempre quis trabalhar?
MARINA: Eu reencontrei o Alexandre Borges, que fez o meu pai em “Deus Salve o Rei”. Tem também a Claudia (Raia), a Dira (Paes)… Não consigo nem citar, porque tem muita gente incrível no elenco! Em toda novela eu encontro pessoas com muita experiência e que me fazem pensar: ‘caramba, que legal que estamos trabalhando juntos’. É um privilégio trabalhar com tanta gente talentosa e aprender sempre.

Escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, com colaboração de Daisy Chaves, Isabel Muniz e João Brandão, a novela destaca Jorge Fernando na direção artística, além de Marcelo Zambelli na direção geral (junto com Jorge Fernando), e Ana Paula Guimarães e Diego Morais na direção.

“Verão 90” estreia no dia 29 de janeiro, às 19h, na Rede Globo.