E chegamos naquela época do ano em que referências pipocam pela internet e o público devora Stranger Things em suas casas. A série original da Netflix chegou em seu segundo ano e tivemos menos de Eleven, mais de Will, mas a quantidade certa de referências para criar teorias absurdas até o próximo ano.

Então, se você já terminou sua maratona, pule logo para a lista e lembre-se do que a Max disse: “Eu gostei, só esperava um pouco mais de originalidade”.

De King a Lovecraft

“Eu me senti congelado”, explicou Will. “Você quer dizer que ficou com frio?”, perguntou o médico. “Não. Eu me senti paralisado de medo”. E não é uma atitude nada surpreendente ao ver um monstro de milhares de metros com enormes tentáculos e uma cabeça sem rosto. O “Monstro das Sombras” como é chamado é claramente uma releitura do deus adormecido de Lovecraft, Cthulhu.

Suas semelhanças vão dos diversos braços similares a tentáculos até a paralisia que causa em suas vítimas, das raízes e cheiro fétido que leva para onde vai até o desejo de matar toda a humanidade.

Aaaaaaaaaaahhhhhhhhhh!

Se Millie Brown tirou suspiros e palmas com sua atuação na primeira temporada, Noah Schnapp, o Will, mostrou com o retorno da série que não serve apenas para estampar anúncios de desaparecido. O menino interpretou do rapaz assustado e fragilizado a la O Grito e O Chamado até uma possessão completa que daria inveja – ou melhor, alívio – a Regan de O Exorcista.

E dentre tantas cenas icônicas para o personagem, houve uma em questão que o fez cair no chão e gritar de desespero e em homenagem ao clássico Invasores de Corpos. Na versão de 1978, a humanidade está sendo substituída por aliens e quando esses seres não reconhecem um semelhante, eles gritam e apontam em horror. A referência fica ainda melhor quando Will começa a mostrar estágios de demência, esquecendo quem são as pessoas ao seu redor. O termo “Devorador de Mentes” cai aqui como uma luva.

Hopper, o profissional

Os conceitos de pai e mãe de Eleven foram atualizados. Na primeira temporada, a garota não tinha nenhuma definição de casa ou família. O mais próximo que chegou disso foi o grupo de amigos que encontrou, mas mesmo assim, os mesmos foram arrancados dela pelo Demogorgon.

Na segunda temporada, a garota conheceu bem mais o policial Hopper e foi atrás de suas origens. A relação da garota com o chefe de polícia é bem similar ao de Mathilda e Léon em O Profissional. Desde a incapacidade dele de cuidar e ensinar a garota até o seu amor simples  que cresce aos poucos estão nos dois casos.

Outra relação bem semelhante é a que Charlene e Andy possuem em Chamas da Vingança, baseado no livro A Incendiária de Stephen King. Ambos passam todo o longa fugindo de uma corporação que deseja utilizar os poderes pirotécnicos da garota interpretada por Drew Barrymore. Poderes que em algumas cenas lembram bastante os de Eleven e vice-versa.

Estrada da fúria

“MadMax” não é apenas o “nickname” de Maxine no Arcade, mas também uma referência ao movimento punk que começa a surgir nesta segunda fase da série. Na cena de abertura da segunda temporada, conhecemos rapidamente Kali, ou Oito. Ela e seus amigos se denominam “párias” e com seu estilo punk, eles correm em seu furgão pelas ruas, fugindo de policiais. Não é difícil ligar toda essa situação ao mundo pós-apocalíptico de Max Rockatansky.

“It’s the judgment day”

O Exterminador do Futuro: O Julgamento Final, segundo filme da franquia, apenas chegaria ao mundo sete anos após os eventos da segunda temporada de Stranger Things e do lançamento de seu primeiro filme. Além da fala de Lucas que pode ser conectada ao segundo filme da saga, o público viu ou ouviu falar diversas vezes no Exterminador. Desde referências jogadas como a fachada de um cinema com o nome do longa até um comercial do filme na TV de Eleven.

Diga-se de passagem que El mudou do comercial para assistir a famosa novela americana, All My Children.

“Eu preciso que confie em mim”

É de partir o coração ver a mãe de Dustin procurar pelo seu gato. Mas ao mesmo tempo, o público sente aquela vontade de dizer “Eu te disse” para o rapaz. Quem também diria isso é o próprio Miau. Assim como em Alien: O Resgate, o gato da mãe de Dustin demonstra a mesma reação que o animal de estimação de Ripley faz quando percebe que um dos seres cinza e gosmentos estão por perto. E vale dizer que o Dart, como é apelidado, não é muito diferente do “oitavo passageiro”.

E as referências ao clássico de James Cameron não param por aí. Dr. Owens é interpretado por Paul Reiser, que é introduzido na série de forma idêntica ao seu personagem Burke de Alien: O Resgate. Ambos têm o interesse de ajudar o sobrevivente de uma tragédia acontecida na primeira parte da história. Ambos são empregados da empresa que o protagonista tem interesse em destruir. E ambos começam sua história com o famoso: “Está tudo bem. Confie em mim”.

Três regras

Eleven é apresentada a três regras criadas por Hopper. Quem também possui três regras para que se mantenha sães e salvos são os famosos Gremlins, do longa de mesmo nome de, pasmem, 1984. O fofíssimo Gizmo não poderia ser alimentado depois da meia-noite, nem molhado ou exposto à luz.

Tudo bem que as regras de Eleven são bem diferentes e que a garota não se transforma em um monstro horrendo quando as quebra, mas quem não possuía regras e não ficou nada bonito com o decorrer da temporada foi D’Artagan, o filhote de Demo-dog.

Dustin o encontra na lixeira e a forma como a câmera foca em sua expressão é bem similar a Gremlin. Além disso, o bichinho odeia a luz como Gizmo e ele até que era fofinho no início da trama.

“Hey, kiddo, would you like a balloon?”

Paul Reiser não foi a única referência viva e ambulante da série. Sean Astin, de Os Gonnies e Senhor dos Anéis, representou bastante para a trama – e referências. O namorado de Joyce conta uma história sinistra sobre um palhaço chamado Baldo que o ofereceu um balão no circo. Algo muito similar àquele palhaço que ganhou um remake neste ano.

Além disso, descobrimos que Bob, assim como seu personagem Mikey em Gonnies, era bem proativo na infância, tendo criado a equipe de jornalismo da escola. Sem contar a sua animação com quebra-cabeças e a frase icônica na série: “É um mapa? E o ‘X’ marca o quê? Um tesouro?”

E se é necessário algo mais para dizer que sim, Goonies fez presença nesta temporada de Stranger Things, que tal falar sobre como Steve se tornou uma babá bem semelhante ao Brand? A necessidade e vontade do rapaz de fazer o correto vem não apenas de querer manter os garotos em segurança, mas também de mostrar a uma garota que ele é responsável e maduro. Josh Brolin deve até ter sentido saudades de usar shorts e bandana.

Precisamos falar de algumas outras coisas…

– O segurança que torturou Kali e a mãe de Eleven estava vendo Punky, a Levada da Breca;

– A cena em que Steven é atacado pelos Demo-dogs lembra bastante uma cena de O Parque dos Dinossauros;

– Durante o exorcismo de Will, Nancy usa um atiçador. Quem também fez isso foi Round com seu “grande amigo” Indy, o Indiana Jones, no Templo da Perdição;

– Não dá para não lembrar de O Nevoeiro, de Stephen King, quando uma névoa começa a esconder monstros;

– No Brasil não fará tanto sentido, mas nos EUA, Farrah Fawcett lançou um spray de cabelo na época. Esse era o motivo do cabelo de Steve ser tão “legal”. A vergonha dele em revelar isso era que o público alvo do produto era claramente feminino.