Apesar de ter todo um significado por trás, quando lemos ou ouvimos a palavra Páscoa, automaticamente vem em nossa cabeça o maravilhoso chocolate. Aquela barrinha, seja branca ou preta, amarga ou ao leite, diet ou 100% gordurosa, parece que triplica nessa data e o nosso estoque de sobrevivência aumenta.

É difícil falar em chocolate e não lembrar do clássico “A Fantástica Fábrica de Chocolate“, de 1971, que mais tarde ganhou um remake dirigido pelo Tim Burton. Ou lembrar quando se fala no significado da data do emocionante “A Paixão de Cristo“, de 2004.

Pensando nisso, preparamos para vocês uma lista com os melhores filmes para assistir nessa páscoa. Prepare a pipoca, o ovo que ganhou da mãe, um belo refrigerante e se divirta:

willy-wonka--the-chocolate-factory-522d3ee8a1569A Fantástica Fábrica de Chocolate – 1971

O filme que provavelmente você já assistiu mil vezes acompanha Charlie Bucket (Peter Ostrum), um menino pobre que acha um dos cobiçados “bilhetes dourados” que dão direito a um carregamento vitalício de chocolates Wonka, além de poder conhecer a misteriosa fábrica de chocolates. Ele e mais quatro crianças passeiam pelo lugar, mas Willy Wonka (Gene Wilder), o dono da fábrica, não é uma pessoa bacana e sim uma figura manipuladora. As crianças, ao mesmo tempo em que mergulham de cabeça nos seus desejos, pagam um preço por isso.

• A seqüência dos créditos de abertura foi filmada em uma fábrica de chocolate real na Suíça.
• A maioria das barras de chocolate eram feitas de madeira. Que decepção!
• A reação das crianças ao verem a cachoeira de chocolate foi real, era a primeira vez que viam o cenário.


mza_2821542453011207523.600x600-75Chocolate – 2000

Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.

• O ator Johnny Depp, que toca guitarra em algumas cenas, gravou o instrumento em duas músicas da trilha sonora do filme.
• Em 2001, o longa recebeu 5 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz, para Juliette Binoche.


02393_BR_Hop_1400x2100.600x600-75Hop: Rebelde Sem Páscoa – 2011

Junior (Russell Brand) é um coelho que adora tocar bateria e sonha em fazer sucesso com a música, mas seu pai (Hugh Laurie) deseja que ele dê continuidade à tradição de tornar-se o Coelho da Páscoa. Ele tenta convencer o pai de seu sonho, mas ele não lhe dá ouvidos. Desta forma, Junior parte para Hollywood, onde acredita que poderá enfim se tornar um grande astro. Ao chegar ele é quase atropelado por Fred Lebre (James Marsden), um jovem que tem sido pressionado pela família para que enfim consiga um emprego. Após a surpresa inicial por encontrar um coelho falante, Fred aceita levá-lo até a mansão que está cuidando, enquanto o dono está viajando. Lá eles se tornam amigos, com Fred ajudando Junior a conseguir espaço no cenário musical.

• O filme é dos mesmos criadores de Meu Malvado Favorito e do mesmo diretor de Alvin e os Esquilos.


mzi.zcxoskea.600x600-75Românticos Anônimos – 2010

Angélique Delange (Isabelle Carré) é uma talentosa confeiteira, que faz chocolates requintados reconhecidos por público e crítica especializada. Entretanto, como fica ansiosa quando olham para ela, Angélique prefere o anonimato e finge ser apenas uma entregadora. Sem emprego, ela consegue trabalho na Fábrica de Chocolates, que está à beira da falência. Só que, ao contrário do que imaginava a princípio, consegue a vaga de representante comercial da empresa. Ela pensa em pedir a mudança de cargo, mas é surpreendida com o convite para jantar de Jean-René Van Den Hudge (Benoît Poelvoorde), dono da empresa. O problema é que Jean-René, assim como Angélique, é extremamente tímido e possui muitas dificuldades em manter contato com outras pessoas.

• A atriz principal Isabelle Carré foi indicada a Melhor Atriz na 36ª Edição do Prêmio César.


mzi.igacyfgmJulie & Julia – 2009

Julia Child (Meryl Streep) é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child (incluindo a famosa torta de chocolate), “Mastering the Art of French Cooking”. Ao longo deste período Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências.

• Por ser mais baixa que a verdadeira Julia Child, a atriz Meryl Streep teve que usar sapatos de salto alto nas filmagens.
• Uma atriz do filme foi indicada na época a Melhor Atriz no Oscar. Será que você sabe quem é?


mza_7141051162685881977.600x600-75A Paixão de Cristo – 2004

No meio da noite, Jesus (James Caviezel) é traído por Judas (Luca Lionello) e é preso por soldados no Monte das Oliveiras, sob o comando de religiosos hebreus. Após ser severamente espancado pelos seus captores, Jesus é entregue para o governador romano na Judéia, Poncio Pilatos (Hristo Shopov), pois só ele poderia ordenar a pena de morte para Jesus. Pilatos não entende o que aquele homem possa ter feito de tão horrível para pedirem a pena máxima e eram os hebreus que pediam isto. Pilatos tenta passar a decisão para Herodes (Luca de Domenicis), governador da Galiléia, e ele também não encontra nada que incrimine Jesus e o assunto volta para Pilatos, que vai perdendo o controle da situação enquanto boa parte da população pede que Jesus seja crucificado.

• A cena da crucificação de Cristo levou 2 semanas até ser concluída da forma que Mel Gibson queria.
• Em uma das locações do filme, o ator Jim Caviezel e o diretor assistente Jan Michelini foram atingidos por um raio, mas felizmente os dois não sofreram nada.


mzi.veocgpml.600x600-75Mary & Max: Uma Amizade Diferente – 2010

A animação em stop-motion conta a história de uma grande amizade entre uma garotinha australiana de 8 anos chamada Mary Daisy Dinkle (Toni Collette) e um solitário judeu de 44 anos com Síndrome de Asperger, de Nova York, chamado Max Jerry Horovitz (Philip Seymour Hoffman). Quando ela o escolhe aleatoriamente para ser seu amigo por correspondência, inclui uma barra de chocolate com a primeira carta, quando ele responde, usa também o chocolate para escrever.

• Todas as cenas aquáticas na animação foram criadas usando lubrificante.
• Os selos usados por Mary para postar as cartas têm a imagem da Dama Edna Everage, personagem interpretado pelo comediante Barry Humphries, narrador do filme.


mzi.oqeatbjy.600x600-75Matilda – 1996

Matilda Wormwood (Mara Wilson) é uma criança brilhante de apenas seis anos, que cresceu em meio a pais grosseiros e ignorantes. Seu pai Harry (Danny DeVito) trabalha como vendedor de carros, enquanto que sua mãe Zinnia (Rhea Perlman) é dona de casa. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Após uma série de estranhos eventos ocorridos em casa, quando Matilda descobre que possui poderes mágicos, Harry resolve enviá-la à escola. Chegando no seu primeiro dia de aula, a garotinha logo é apresentada a pior diretora do mundo Agatha Trunchbull (Pam Ferris), que em uma das cenas marcantes do filme, obriga um garotinho a comer um bolo ENORME de chocolate inteiro na frente da escola inteira. Quem não sonha em comer um bolo daquele, hein? Mas não daquela forma, rs.

• Suzie Wilson, a mãe da protagonista Mara Wilson, que interpreta Matilda, faleceu durante as filmagens devido a um câncer de mama.
• A foto do pai da srta. Honey é na verdade Roald Dahl, criador do livro no qual Matilda foi baseado.

Hmmmm, deu água na boca! Tá esperando o que pra escolher algum desses filmes e preparar aquele lanche caprichado com direito a muito chocolate? Faltou algum que você AMA? COMENTE!