Como podemos reconhecer uma bruxa? Será que ela tem um nariz e uma pinta enorme? Será que ela anda de chapéu o tempo todo com uma vassoura do lado? Você só encontra a resposta nesse clássico infantil chamado Convenção das Bruxas (The Witches).

Baseado na obra As Bruxas, do escritor Roald Dahl, o filme conta a história de Luke, um garoto muito esperto que depois de ouvir uma história contada pela sua avó Helga sobre as características e a origem das bruxas passa a entrar fundo e descobrir mais do que devia sobre essas mulheres horripilantes.

Parecem gentis e bonitinhas, mas elas se escondem atrás de maquiagens e perucas. As bruxas da Inglaterra se juntam numa reunião para serem apresentadas a Fórmula 86, que fará com que todas as crianças da Inglaterra virem ratos, assim elas poderão eliminá-los muito mais fácil. Para provar o efeito da fórmula a líder (foto ao lado) chama um menino, Bruno, com a promessa de que lhe daria seis barras de chocolate. Ela faz com que ele beba a fórmula, transformando-o num rato e comprovando sua eficácia.

A Convenção das Bruxas tem uma história um pouco infantil demais, mas conta com um visual realmente repugnante e macabro, característica bem marcante. Realmente uma mistura de infantilidade, terror e comédia. O diretor Nicolas Roeg conduz bem esta fantasia, apesar do filme não ter um público alvo definido.

A maquiagem feita na atriz Anjelica Huston para que ela tivesse a face totalmente modificada de uma bruxa demorou cerca de 8 horas para ser feita. Realmente um grande trabalho feito na época. Palmas pra ela, que teve a paciência de ficar todo esse tempo sentada, sendo maquiada.


 

Curiosidades:

• A cantora Cher chegou a ser considerada para o papel da bruxa líder antes de Anjelica;
• A grande maioria das bruxas não são mulheres de verdade, mas sim homens fantasiados de mulher;
• O autor do livro, Roald Dahl, detestou o final feliz do filme, em que Luke é transformado em humano de novo;
• Em 2001, o filme foi lançado em DVD, com o áudio apenas em Inglês e sem nenhum extras.