thriller

30 anos depois, Thriller consegue ainda ser o melhor clipe já feito na história do mundo da música, deixa muito marmanjo com medo, e até hoje muitas pessoas repetem o famoso “passinho” de dança com as mãos. Épico e eterno, isso descreveria bem o que Michael Jackson conseguiu com o clipe.

Depois do sucesso de “Billie Jean” e “Beat It”, Michael resolveu convidar o cineasta John Landis (Um Lobisomem Americano em Londres) para dirigir o clipe. Com 13 minutos de duração, o vídeo-clipe se inicia com uma frase atribuída a Michael Jackson: “Due to my strong personal convictions, I wish to stress that this film in no way endorses a belief in the occult.'” (em português: “‘Em função de minhas fortes convicções pessoais, quero enfatizar que este filme de forma alguma endossa uma crença no oculto'”).

A marca registrada de Michael Jackson é o famoso monnwalk ou a solitária luvinha branca, depois de Thriller, mais uma coreografia entrou na lista épica de Michael. Thriller é mais um curta-metragem que um vídeo-clipe, ele consegue ser interessante para todo mundo até os dias de hoje.

Uma coisa que muitos não sabem sobre o álbum Thriller, é que a Epic (gravadora) deu três meses para que Michael e Quincy Jones gravassem o álbum em 1982. Quando os dois terminaram os trabalhos e ouviram o disco, não gostaram do resultado e pediram outros três meses. O álbum com o tempo de produção mais curto já gravado pelo cantor.

O clipe rapidamente fez sucesso em todo o planeta que até a MTV americana exibia o vídeo a cada 40 minutos. Prova desse sucesso todo são as constantes referências feitas a ele pelo cinema, pela televisão e até em outras canções e videoclipes. Os filmes “O Retorno dos Mortos Vivos, Parte II” e “De Repente 30” mostram de forma clara sua referência. Algumas séries de TV como “South Park” ou “The Simpsons” também tiveram Thriller com o referência em alguns de seus episódios.

Foi criado, para quem morre de curiosidade de saber todo o processo desse clássico, o “Making Michael Jackson’s Thriller“, um documentário lançado em 1983 que apresenta os bastidores do clipe mais popular da história: “Thriller”.

O documentário foi lançado na mesma época que o clipe em VHS que também continha videoclipes das canções “Can you feel it” e “Billie Jean” e clipes de áudio das canções do álbum Off The Wall. Nele vemos passo a passo o processo de criação do clipe, as maquiagens incríveis dos mortos-vivos e a mais importante e complicada de todas: maquiagem do lobisomem de Michael.

John Landis foi convidado por Michael para dirigir Thriller por conta de seu trabalho no filme Um Lobisomem Americano em Londres, em 1981. “Gostei de Lobisomem Americano porque Landis conseguiu juntar horror com humor” – disse Jackson. Mas a primeira reação de John foi a de recusar o convite. “Me interesso em fazer filmes mais complexos do que videoclipes”.


 

Curiosidades

• O mais legal do vídeo são suas curiosidades e referências. Michael trabalhou muito para que tudo isso ficasse excelente. E conseguiu. Thriller vendeu mais de 4 milhões de cópias em todo o mundo.

Thriller entrou no Guiness Book de 2006 como o videoclipe de maior sucesso de todos os tempos;

• A narração e a risada do fim do clipe é feita por Vincent Price, famoso ator de filmes de terror dos anos 70;

• “Thriller” inicialmente iria se chamar “Starlight”;

• O custo de  Thriller foi 5 vezes maior do que um videoclipe comum da época – 500 mil doláres;

• O poster pendurado no cinema, no começo do clipe, é do filme “Schlock”, também dirigido por John Landis;

Ola Ray, a namorada de Jackson no clipe, foi coelhinha da Playboy em 1980;

• O clipe ficou 1 semana em cartaz em um cinema dos EUA, na tentativa de ser indicado ao Oscar. Ele abria o clássico “Fantasia”, da Disney;

• A jaqueta vermelha que Michael usa no clipe foi desenhada pela mulher de Landis. Ela queria que Jackson parecesse mais “viril”.

São 13 minutos de um vídeo-clipe de verdade. 13 minutos de um eterno astro do pop. 13 minutos de horror bem dirigido. Palmas eternas para esse clássico.