demiDemi Lovato conseguiu lançar um álbum e deixá-lo melhor do que outros lançamentos passados. Uma das coisas que mais se evidencia em Confident são os vocais. Demi deixava de lado em outros discos, e apenas mostrava seu potencial em shows ao vivo. Dessa vez, ela não teve dó de abusar.

Demi não poderia ter começado melhor. A primeira música, cujo nome é o mesmo nome do álbum, “Confident”, lembra um pouco as faixas de “Unbroken”. A letra passa a impressão de que é tudo que Demi sempre quis falar mas nunca teve confiança o suficiente.

Uma das queridinhas do álbum não só por ser single, mas por ser realmente boa, é a segunda música da tracklist, “Cool for the Summer”. Ela é definitivamente de balada e dessas que fica na sua cabeça por dias. Foi lançada como single no dia 1 de julho. “Old Ways” é aquele pop clássico com umas batidas de hip hop que podem até lembrar uma música da Iggy Azalea. A letra também fala sobre a mudança da cantora em relação a como ela sente sobre si mesma.

Demi solta a voz sem dó em “For You”. É uma mistura de música lenta com agitada e tons altos em vários pontos, principalmente durante o refrão. Uma mistura interessante que abusaram na faixa foi a voz livre e com efeitos. A quinta música, “Stone Cold”, é onde ouvimos várias referências, principalmente das cantoras Adele e Lana Del Rey, com uma pitadinha de Sam Smith. A faixa é diferente do que estamos acostumados a ouvir na voz de Demi e ela acertou em cheio, afinal, não dá pra esperar menos de uma voz potente como a dela.

Uma das mais esperadas (em versão de estúdio, claro) é “Kingdom Come”, em parceria com Iggy Azalea. A música não tem tantas referências do hip hop no início mas a medida em que a parte da Iggy chega, podemos ouvir batidas no ritmo. “Waitin For You” é uma parceria com Sirah. Ela é ao mesmo tempo lenta e agitada, tem uma mistura de piano leve com o ritmo pop puro e Demi também não tem dó de soltar a voz.

“Wildfire” é a oitava faixa do álbum. É nela que notamos que todas as músicas têm um ritmo diferente, porém, todos se encaixam perfeitamente. Ela é lenta e tem um ritmo gostoso. “Lionheart” começa com voz em primeiro plano, um toque leve no fundo e no refrão, o tom da música aumenta, fazendo com que a voz da Demi soe um pouco diferente, mas em um bom sentido. A décima é “Yes”, que leva um toque R&B. Em alguns trechos, parece que a voz de Demi não combina muito com a melodia, mas ainda sim a música é boa e melhor do que seus outros trabalhos.

“Father” gerou muita expectativa desde que foi anunciada. O pai da Demi, Patrick Lovato, morreu de câncer em junho de 2013. A cantora já havia feito uma música falando sobre sua relação complicada com ele, chamada “For the love of a Daughter”, e nesse álbum, ela resolveu fazer uma carta aberta agradecendo por tudo.

“Stars” é a décima segunda música do álbum e começa com aquela voz editada no estilo pop que todos conhecemos bem. É o tipo de música apropriada para balada e o refrão é completamente inesperado. É uma delícia de ouvir. Na última, “Mr. Hudges”, é impossível não notar a referência a Britney Spears. É uma das melhores do álbum e tem um toque de R&B bem leve.