Após várias notícias sobre o atentado que ocorreu ontem (23), em Manchester, na saída de um show da cantora Ariana Grande, o grupo Estado Islâmico publicou em um de seus canais de comunicação na internet um comunicado dizendo que “um dos soldados do califado colocou uma bomba no meio da multidão”, declarando autoria do ataque.

Além disso, a Associated Press diz que foram membros do ISIS que detonaram a bomba na saída do Manchester Arena e, segundo a imprensa israelita, o grupo declara que “isso é apenas o começo”.

A primeira-ministra britânica Theresa May informou que a polícia acredita conhecer a identidade do autor do atentado suicida, executado na Manchester Arena no fim do show. Segundo ela, as forças de segurança pensam que o atentado foi cometido por apenas um homem, mas precisam saber se atuava sozinho ou era parte de um grupo.

A rainha Elizabeth II fez um comunicado chamando o acontecido de “ato bárbaro”, segunda-feira à noite:

Toda a nação está chocada pelas mortes e pelos feridos de Manchester ontem à noite que estavam aproveitando um show. Sei que falo por todos ao expressar minhas mais profundas simpatias a todos os afetados por essa ocasião horrível e especialmente às famílias e amigos dos que morreram ou foram feridos. (…)”, disse.

Foram confirmadas 22 mortes e 59 pessoas feridas, a maioria menor de idade.