Antes de tudo, queria dizer FELIZ DIA DAS MULHERES a todas as maravilhosas desse mundo e queria dizer também que o dia da mulher é todo dia, mas, aproveitando esse dia 8 de março, o dia da mulher “oficial”, procuramos algo interessante para quem gosta de saber quais artistas estão ligadas a questões feministas. A lista foi feita pela revista Cláudia e achei interessante o suficiente para acrescentar e para repassar pra vocês da melhor maneira possível. Confiram:

BEYONCÉ KNOWLES

“Precisamos mudar nossa percepção de como nos enxergamos. Temos que nos posicionar como mulheres e assumir a liderança.”

Beyoncé

Aos 33 anos, a cantora pop Beyoncé é uma das celebridades mais envolvidas em questões feministas. No começo deste ano, ela publicou um manifesto a favor do empoderamento das mulheres, que traz reflexões sobre as diferenças salariais existentes entre homens e mulheres. Recentemente, Beyoncé reforçou sua posição feminista no Video Music Awards, da MTV, exibindo a palavra em tamanho gigantesco durante seu show.

CATE BLANCHETT

“Você faz isso com os homens?”

Beyoncé

A atriz Cate Blanchett, de 45 anos, pode não ser tão conhecida por sua defesa das causas feministas, mas mostrou que está atenta às questões de gênero no SAG Awards, em janeiro deste ano. Depois de ser filmada da cabeça aos pés por um cinegrafista do canal E!, ela disparou: “Você faz isso com os homens?” Cate se referia à exposição excessiva e, às vezes, constrangedoras que algumas artistas sofrem em festas assim.

LENA DUNHAM

“Eu acho que as mulheres de 20 anos aceitam tratamentos inferiores do que eles aceitariam em outros momentos de suas vidas.”

Beyoncé

Aos 28 anos, a atriz e roteirista do seriado “Girls”, Lena Dunham, é uma das celebridades mais ativas nas questões feministas. Lena é da opinião que as mulheres não precisam ter medo de usarem a palavra “feminismo” e chegou a contestar outras celebridades que haviam negado serem feministas, como Taylor Swift.

ELLEN DEGENERES

“Comédia é algo poderoso e é, por isso, que é difícil para as pessoas imaginarem uma mulher fazendo isso.”

Beyoncé

Uma das primeiras celebridades a se declarar homossexual, a apresentadora de televisão Ellen Degeneres, de 56 anos, também ficou conhecida por defender o direito das mulheres e combater o preconceito em ambientes, como os programas americanos de comédia. Ela ajudou a pautar debates em torno das expectativas que se tem sobre o comportamento das mulheres.

ANGELINA JOLIE

“É encorajador ouvir líderes homens discursando contra o estupro. Estupro não é um problema só das mulheres. É uma questão de todos.”

Beyoncé

A atriz Angelina Jolie, 39 anos, é conhecida por defender os direitos das mulheres em importantes campanhas internacionais, como “Time To Act”, contra o estupro de meninas e mulheres em países em situação de conflito. Angelina também entrou em destaque após fazer um mastectomia preventiva, a retirada dos seios para evitar câncer de mama. Ela bancou a decisão e contestou a pressão que se tem sobre o corpo das mulheres.

ELLEN PAGE

“Não é óbvio que ainda vivemos em um mundo patriarcal onde o termo ‘feminismo’ é ruim?”

Beyoncé

A atriz Ellen Page, 27 anos, também já fez declarações sobre como as mulheres são representadas em Hollywood e como ela pensa que o feminismo deveria ser um movimento em que todos pudessem participar. Famosa por seu papel em “Juno”, filme que conta a história de uma adolescente que fica grávida, Ellen também já contestou o tabu que existe por trás do termo “feminista”.

CLAIRE DANES

“Sim, mulheres têm mais liberdade e influência do que nunca, mas não chega nem perto da igualdade.”

Beyoncé

A atriz Claire Danes, de 35 anos, também entra no time que defende o feminismo. A protagonista da série “Homeland”, já chegou a declarar sua admiração por Lena Dunham, por sua coragem em defender publicamente o direito de se declarar feminista.

NATALIE PORTMAN

“Um filme sobre mulheres fracas e vulneráveis também pode ser feminista sem ostra uma pessoa realm com quem podemos simpatizar.”

Beyoncé

A vencedora do Oscar de melhor atriz em 2011, Natalie Portman, de 33 anos, já contestou o padrão hollywoodiano de mulheres fortes e como isso se refletia no modo que eles estavam contando as histórias. Natalie também já declarou que uma de suas paixões é ajudar pequenas empresas de países em desenvolvimento que ajudam mulheres e crianças, fazendo doações e divulgando seus trabalhos ao redor do mundo.

EMMA WATSON

“A coisa mais triste que uma mulher pode fazer é rebaixar seu potencial por um homem.”

Beyoncé

Além de se declarar feminista, a atriz Emma Watson, de 24 anos, decidiu agir. Ela foi nomeada embaixadora da boa vontade da ONU Mulheres, organização das Nações Unidas que luta pelo empoderamento das mulheres e promove a igualdade de gênero. Recentemente, Emma também se engajou em uma campanha na internet a favor das mulheres turcas, que foram “aconselhadas” pelo governo do país a não sorrirem em público.

JENNIFER LAWRENCE

“Eu não queria que garotinhas pensassem: ‘Oh,eu quero parecer a Katniss, então não vou jantar’. Eu tentei mostrar um corpo saudável e forte.”

Beyoncé

A atriz Jennifer Lawrence, de 24 anos, é conhecida por contestar os padrões de beleza em Hollywood, principalmente no que diz respeito ao peso das atrizes. A artista que já foi indicada ao Oscar três vezes, e ganhou em 2013 por sua atuação em “O Lado Bom da Vida”, faz questão de dizer que não é a favor de dietas, que gosta do corpo que tem, e, que apesar de ser considerada “acima do peso” para padrões hollywoodianos, prefere ficar do jeito que está.

LUPITA NYONG’O

“Que você sinta a validação de sua beleza externa, mas também chegue ao mais profundo objetivo, que é ser bonita por dentro.”

Beyoncé

Após faturar o Oscar de atriz coadjuvante por sua atuação no filme “12 Anos de Escravidão”, a atriz Lupita Nyong’o, 31 anos, passou a ser uma referência na contestação dos padrões de beleza, principalmente no que diz respeito à cor da pele. Lupita colocou em destaque o duplo preconceito que, muitas vezes, a mulher negra sofre na indústria do entretenimento.

AMY POEHLER

“Para mim, mandona não é um termo pejorativo. Só significa que uma mulher é apaixonada, ambiciosa e não se importa em liderar.”

Beyoncé

A comediante Amy Poehler, 42 anos, utiliza o humor para defender suas posições a favor do feminismo e do empoderamento das mulheres. Ela criou o site Amy Poehler?s Smart Girls (Garotas Inteligentes da Amy), que ajuda meninas superarem casos de bullying e machismo. Foi contra a campanha “BanBossy”, que circulou nos Estados Unidos para tentar banir a palavra “Bossy” (mandona), alegando que a palavra poderia limitar algumas mulheres a se tornarem líderes.

ZOOEY DESCHANEL

“Não podemos ser feministas, femininas e bem-sucedidas? Eu quero ser feminista e usar uma gola Peter Pan. E daí?”

Beyoncé

A atriz Zooey Deschanel é daquelas que defende que é possível ser feminista e ter uma aparência dita “feminina” ao mesmo tempo. Para ela, poder usar o que quiser e agir como quiser é um dos princípios básicos da independência feminina. Quando tinha apenas 17 anos, chegou a escrever uma carta a uma revista americana de moda, contestando o ideal de beleza que era vendido ali.

LADY GAGA

“Eu quero que mulheres se sintam empoderadas por uma parte mais profunda e sensível delas mesmas. A parte que estão sempre tentando esconder.”

Beyoncé

A cantora Lady Gaga, 28 anos, que chegou a falar que não era feminista, voltou atrás em entrevista ao LA Times. Ainda que seu posicionamento seja polêmico, o comportamento da cantora reflete sobre aspectos sensíveis à questão de gênero, em especial na aparência. Seu manifesto “Body Revolution 2013” (Revolução do Corpo) questiona a pressão social em torno do corpo da mulher.

MILEY CYRUS

“Não sou do tipo: ‘sou mulher, mulheres deveriam estar no comando’. Eu só quero que hava igualdade para todo mundo.”

Beyoncé

A cantora Miley Cyrus, 21 anos, fez declarações apontando um desequilíbrio entre a forma como homens e mulheres enxergam seus corpos e seus comportamentos. Ainda que suas aparições públicas sejam um tanto polêmicas, Miley não abre mão de utilizar o termo “feminismo” e já se considerou uma das maiores feministas do mundo, em entrevista à televisão britânica BBC.