Um dos filmes favoritos do Oscar, “Spotlight – Segredos Revelados“, baseado em uma história real de um grupo de jornalistas que desvendam vários casos de abuso sexual cometidos por padres católicos, está sendo motivo de discussão no Vaticano.

Uma comissão criada pelo Papa Francisco em 2014, dedicada a combater esse tipo de abuso, fez uma sessão privada do longa com o intuito de discutir sobre e não deixar nada debaixo dos panos.

Em uma sessão do filme em Veneza, o diretor Tom Mccarthy disse continuar pessimista com relação às mudanças desses terríveis casos e pediu a atenção do Vaticano:

Continuo muito pessimista, mesmo depois de realizar o filme, que as coisas vão mudar. Fui criado como católico, minha família é muito religiosa. Acho que entendo isso até certo ponto, mas palavras são uma coisa e ações são outra. Eu tenho esperanças no Papa Francisco, mas acho que mudanças ainda vão demorar para acontecer, mas acho que vamos esperar para ver”, disse.

Spotlight – Segredos Revelados” está concorrendo ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem e Melhor Diretor.