Logo após o painel de “Capitão América: Guerra Civil”, as luzes se apagaram. O momento de suspense ficou no ar e o telão ligou, mostrando aquilo que todos estavam esperando: o começo do painel de “Star Wars: O Despertar da Força” com o trailer já divulgado e acompanhado de gritos entusiasmados dos fãs que aguardaram durante horas para terem um lugar privilegiado ali.

Brian Burk (“Lost”), produtor, foi convidado a conversar sobre aquele que tem potencial para bater todos os recordes de bilheteria já vistos, depois de 10 anos de espera por um novo filme, alcançando uma nova geração de fãs.

“O longa começa 30 anos depois do “Retorno de Jedi”, o Império caiu, mas se você nunca assistiu, não estará sozinho. Você já ouviu falar sobre os ícones do filme, como o Darth Vader..”, explicando que a ideia era fazer um filme para os fãs e para aqueles que ainda não conheciam a história, a fim de engajarem os mesmos.

Quando o primeiro filme da trilogia original foi lançado, Brian tinha cerca de 8 anos de idade e foi assistir em um cinema em Los Angeles, CA, onde morava. A experiência foi incrível, sendo inspiração para que ele procurasse passar a mesma sensação no novo longa. Porém, naquela época, um pouco antes de entrar na sessão, descobriu um spoiler através de uma revista, que o revoltou, explicando todo o mistério por trás de informações sobre o novo filme e os personagens. “Tudo, desde o começo, foi muito secreto”, conta Murphy, informando também que foi estratégia de marketing, já que a Disney percebeu que dava para vender o filme mesmo sem entregar muito nos trailers.

Em um primeiro momento, J. J. Abrams (“Star Trek”) não estava interessado em dirigir o novo longa. Porém, após se encontrar com a produtora Kathleen Kennedy (“Inteligência Artificial”), criou idéias muito boas para serem aplicadas e entrou de cabeça no projeto. Há três anos, ele e Brian começaram a conversar sobre o filme e, segundo o Burk, foi muito surreal. Quando as produções iniciaram, só pensaram no sentimento único que é ver Star Wars no cinema.

Tem muita coisa no filme que são emoções que adultos e crianças vão ter. Conseguimos trazer de volta para o mundo Star Wars e acho que os fãs vão ficar muito felizes com o que vão ver.

O longa tem dado o que falar ao colocar mais personagens principais diversificados, como um negro e um a mulher. Ao ser questionado sobre este fato, Burk conta que nunca foi a intenção, mas sim falar dos personagens e de onde eles vieram, já informando que pretende adicionar novos personagens nos próximos longas.

A ideia era fazer um filme sobre todos e como o mundo funciona. Os personagens originais são icônicos e foi um longo processo para tornar os novos reais e incríveis em ambos os lados, já que alguns atores entraram em personagens que já estavam mais estabelecidos.

 

bb8

O droid BB8, anunciado recentemente, foi criado por Abrams ao brifar os desenhistas que seria uma bola em cima da outra. Quando levaram os rascunhos, os profissionais adicionaram rodas para que ele pudesse andar mas o diretor recusou. Ao projetar o protótipo final, sem ninguém no controle dos movimentos do robô, todos ficaram entusiasmados.

“Com os efeitos visuais, você pode fazer tudo e com Star Wars foi concreto. Você podia tocar naquilo, construir estas coisas. Nós vimos a combinação dessas duas ferramentas e ficaram perfeitas.”, alegando que, ao assistir as cenas finais, não sabia o que era animação e o que estava realmente no set.

 

MATERIAL EXCLUSIVO

A Comic Con é conhecida por trazer sempre cenas inéditas de suas estreias para os fãs. Dessa vez, não foi diferente e Brian Burk liberou um vídeo que só foi transmitido para o Brasil, naquela sala composta por 2.500 fãs aficionados pela trama.

Os atores são realmente fãs da trama e isso fica explícito quando John Boyega se emociona ao ver as naves e pede um autógrafo a Harrison Ford (Han Solo) em um boneco de Stormtrooper, o mostrando para a câmera todo orgulhoso. Mark Hammil (Luke Skywalker) também aparece no vídeo, informando que estão voltando para a história que as pessoas adoram, levando os fãs à loucura. Já em relação a cenas do filme, continuamos a ver muitas batalhas e personagens históricos com frases que nos fazem surtar como quando Han Solo fala “Chewie, estamos em casa.”.

“A força é tão importante que faz parte do título, então vai estar mais que presente no filme”, encerra Burk.

CURIOSIDADES

  • Já é a sexta visita de Brian no Brasil.
  • Burk ama os brasileiros, a nossa cultura e farofa.

 

O filme estreia nos cinemas no dia 17 de dezembro. Já garantiu o seu ingresso?