Em Zootopia, você pode ser o que quiser, é um lugar onde tudo pode. Até mesmo uma aparição surpresa do Ricardo Boechat, jornalista brasileiro com mais de 45 anos de carreira, durante o painel do filme na Comic Con Experience, para fazer uma entrevista incrível com Rodrigo Lombardi (“Verdades Secretas”), sem que ninguém esperasse, enquanto a Mônica Iozzi (“Vídeo Show”), infelizmente, não pôde comparecer ao evento por conta de imprevistos pessoais, como nosso Rajgrey informou.

Logo na abertura, dois dos três diretores do filme, Bryon Howard (“Enrolados”) e Rich Moore (“Detona Ralph”), mandaram uma mensagem para os fãs mostrando como foi todo o processo de produção dos personagens que, mesmo sendo quadrúpedes na vida real, tornaram-se bípedes no filme para dar um ar mais humanizado. Eles, que sempre amaram o legado da Disney de filmes incríveis, foram até o Quênia, na África, para ter uma maior proximidade com os animais e estudar seus movimentos, a fim de criar um filme à altura da expectativa do público. O vídeo foi composto com diversos sketches e animações iniciais, mostrando até mesmo como um tigre dançaria se andasse com apenas duas patas (viram no nosso snapchat?).

Logo após, a mulherada foi impactada com a beleza de Rodrigo, que apareceu todo sorridente e falante, mostrando o quão satisfeito ficou ao trabalhar com o longa, que é o seu terceiro filme só com a Disney. Para criar a voz de Nick Wilde, ele buscou ser o mais próximo do original (Jason Bateman) mas a dificuldade maior foi que o personagem possui uma entonação mais aguda que a dele. Até encontrar o tom certo, demorou dois dias de trabalho, sendo o primeiro praticamente perdido. Ele, que é muito perfeccionista, sempre pede para gravar mais uma vez enquanto a equipe quase implora para finalizar. O processo de dublagem já está 99% pronto mas, como medida de segurança para que não vaze o filme original, ainda faltam algumas partes a serem gravadas.

É uma alegria imensa fazer esse desenho. Se eu pudesse, só faria isso da minha vida. Quando criança, a gente a assiste e sonha, mas quando você dubla, você está dentro da história. Cada vez mais, as animações não são mais para crianças. Eu uso desenho como desculpa para ir com meus filhos.

Para realizar o trailer acima, o primeiro na história que introduziu os dubladores na divulgação, Lombardi conta que fez uma atuação coreografada para casar com o original, imitando todas as expressões da animação. E não é que eles realmente parecem que são mesmo um live action?

Durante o painel, também foi apresentado outro personagem do filme, criado especialmente para a versão brasileira: o âncora de jornal e onça pintada Boi Chá, uma homenagem incrível ao Boechat, que foi convidado a subir ao palco e contar mais sobre a sua primeira experiência neste ramo e fazer um bate-papo com Rodrigo.

“A razão principal para a Disney me chamar, foi que eu, em condição de pai de seis filhos, sou um reprodutor em extinção. A causa para eu aceitar está na primeira fileira, que são as minhas filhas, de nove e seis anos. Eu nunca tinha imaginado fazer algo parecido. Eu convivo com a Disney desde menino e me familiarizei com os filmes à exaustão. Estou muito entusiasmado e orgulhoso e torço para que não seja a última. Fiquei confortável por ser um papel que eu faço na vida real, mas fiquei preocupado com a interpretação e trabalhei muito a minha voz. Cheguei lá e minha cena foi de 15 segundos”, relembra o jornalista.

O ponto alto da entrevista foi quando ambos fizeram uma crítica ao setor público brasileiro, ao relacionar os funcionários com a personagem preguiça, que fala devagar e não resiste a contar uma piada para a sua colega de trabalho, sempre de maneira bem devagar e não ajudando tanto assim quando estão com pressa.

“Esse problema persiste no mundo inteiro. Eu adoraria fazer essa preguiça!” contou Boechat.

Rodrigo informa que se identifica com o humor da raposa, sempre querendo sacanear. “É o que a gente faz. O mundo do politicamente correto, eu acho um saco. A gente tem que conhecer o nosso limite, que acaba quando começa o do outro.”, sendo aplaudido pela platéia. O painel foi finalizado com louvor após Ricardo informar que se tivesse a sua própria Zootopia, o mal atual que não levaria para ela são os políticos.

DSCF3392

CURIOSIDADES

  • O sonho do Rodrigo Lombardi é ser um Avenger  (“Os Vingadores”), o primeiro brasileiro, e informou que se estivesse em Zootopia, ele gostaria de ser um deles e adoraria ter o dinheiro do Tony Stark. Se dublasse o personagem, daria 110% do que tem para dar aos fãs e não indigná-los.
  • O ator é um verdadeiro nerd e foi ele quem ajudou a levar à Globo a primeira edição da Comic Con Experience, trazendo muito mais divulgação para o mesmo.
  • Rajgrey tinha apelido de “bundinha” quando era pequeno, pois era magrelo e tinha lordose. Hoje em dia, é chamado de “bundão” por conta das cenas quentes na mini-série “Verdades Secretas”.
  • Sempre que faz uma dublagem, Rodrigo a dedica ao seu filho.

 

O filme estreia no dia 17 de Março de 2016 e já estamos ansiosíssimos por aqui. E você?