Apresentado à imprensa paulistana no começo dessa semana, Bem Casados, novo filme de Aluízio Abranches, traz uma comédia leve e divertida. Repetindo algumas parcerias que já se provaram bem eficazes, sem deixar de contar com novos talentos, o novo filme conta a história de Heitor, um solteirão que vive da produção de vídeos de casamento, mas que está começando a questionar seu estilo de vida. É quando conhece Penélope, uma mulher que o envolve em várias confusões, e os dois acabam se apaixonando um pelo outro.

3

Alexandre Borges, que acaba de deixar o cômico Jurandir de I Love Paraisópolis, se une a Camila Morgado, a eterna protagonista de Olga, para darem vida aos protagonistas. Os dois já tinham feito um casal antes em Avenida Brasil, o executivo Candinho e a culta Noêmia. Além da dupla Borges-Morgado, há também a repetição dos parceiros de longa data Abranches e Borges. Ator e diretor se conhecem há um bom tempo e já tinham trabalhado juntos antes, em As Três Marias e em Um Copo de Cólera. Essas duplas que aqui se reencontram em muito ajudaram no resultado final da obra.

Leve e divertido, o filme entrega bem o que propõe, sem precisar apelar para nada do que se entende como “lugar comum dos filmes nacionais”. Aluízio Abranches é um nome forte no circuito alternativo de cinema, mas dessa vez optou por experimentar como se sairia em um gênero capaz de abranger um público maior. Fernando São Thiago, que começou no filme como assistente do diretor, comenta que “o filme sempre teve essa proposta comercial, mas ao mesmo tempo buscava ser algo autoral”. Ele foi o responsável pelo roteiro e também teve um papel no longa, fazendo dessa uma “estreia dupla”. Já Alexandre Borges conta que já topou participar antes mesmo de saber como seria exatamente o filme: “Eu tinha certeza que ele não iria fazer um filme superficial e teria o mesmo cuidado que teve com os filmes anteriores”. Toda a equipe se preocupou em fazer um filme que não fosse apenas mais uma comédia romântica clichê. Camila Morgado diz que “é o que mais me preocupa [quando atuo], fazer uma personagem que não seja apenas a heroína clássica”. Sua Penélope é uma “heroína às avessas” e em nada lembra seus papéis anteriores.

2

Antes de ser diretor de cinema, Aluízio teve uma produtora de vídeos de casamento, o que, segundo o próprio, ajudou bastante a pensar em como seria o filme: “não fiquei rico fazendo esse trabalho, mas ganhei um filme”. Abranches conta que desde o início já pensava em Alexandre para interpretar Heitor e, conforme o elenco ia crescendo, a história era adaptada. Tanto foi assim que Lili, a personagem de Letícia Lima (Porta dos Fundos, A Regra do Jogo), teria uma participação muito menor do que acabou conseguindo. “Estou lá, fazendo meus vídeos na internet, quando o Aluízio diz para a minha empresária: ‘não sei se ela vai topar fazer’. Pelo amor de Deus! (risos) O Aluízio me chamou e disse que o papel era bem pequeno, mas para mim já estava bom. O clima foi tão bom que ele acabou reescrevendo a personagem pra mim e falou que eu poderia improvisar também”, conta Letícia.

O resultado final trouxe uma comédia romântica original que, mesmo inspirada inicialmente em filmes como Bonequinha de Luxo, Trapaça ou Um Lugar Chamado Notting Hill, não se parece com eles. É um filme para rir e se distrair em fim de semana qualquer com uma boa companhia a partir do próximo dia 3 de dezembro. Assista ao trailer: