Quando começamos a ver séries médicas como Grey’s Anatomy, várias coisas ficam claras em nossas cabeças sobre determinadas doenças. Porém, ser formado em medicina pela faculdade Grey’s pode te prejudicar bastante (haha).

Segundo um estudo feito pela revista médica BMJ, essas séries médicas podem ajudar pacientes e familiares a criarem esperanças falsas. Os pesquisadores assistiram mais de 200 episódios da série de Shonda Rhimes, compararam os relatórios feitos com casos de Grey’s e com casos verdadeiros e observaram que a série tem o costume de mostrar pacientes mais novos do que os registros oficiais da National Trauma Databank que se envolveram em acidentes muito mais graves do que a média de registros nos Estados Unidos.

Outro ponto observado foi que 42% das pessoas adultas entrevistadas relataram que adquiriram seus conhecimentos médicos através da televisão. Segundo eles, as esperanças falsas surgem devido a falta de realismo das séries, que apesar de retratarem o cotidiano verossímil de um hospital, muitas vezes apresentam acidentes e doenças exóticos, ou até raras, em seus episódios.