Em entrevista para promover seu livro “Racism: From the Eyes of a Child” (“Racismo: dos olhos de uma criança”, em tradução livre), Mathew Knowles, pai da nossa queridíssima Beyoncé, falou um pouco sobre colorismo e como artistas de pele mais escura enfrentam mais obstáculos nesse mundo da música.

Quando conheci Tina [sua ex-esposa e mãe de Beyoncé], achei que ela era branca. Na minha infância e adolescência existiu um condicionamento muito grande para achar mulheres negras mais claras mais bonitas. Muitos homens negros ainda vivem isso, ainda tem essa raiva erotizada dentro de si, acham que namorar uma mulher branca, ou mulher de complexão mais clara, é uma forma inconsciente de ‘se vingar’ da sociedade”, disse.

Segundo ele, a indústria só presta mais atenção em nomes como Mariah Carey, Rihanna, Nicki Minaj, e suas próprias filhas Beyoncé e Solange, por serem negras de pele clara:

Quando se trata de mulheres negras, quem é que as pessoas ouvem tocar nas rádios pop? Mariah Carey, Rihanna, Nicki Minaj, minhas filhas [Beyoncé e Solange]. O que elas têm em comum?”, questiona.

O repórter responde que todas elas são negras claras e Mathew diz: “Você acha que isso é por acaso? Então você entendeu o ponto”.

Foto: The Insider