Segundo a Entertainment Weekly, o autor Jay Asher, que escreveu o livro que gerou a série “13 Reasons Why”, da Netflix, foi expulso da Associação de Escritores de Livros Infantis após violar o código de assédio da organização.

As denúncias vieram após uma publicação no blog School Library Journal ter denunciado o ilustrador David Díaz e a seção de comentários foi inundada de denúncias contra Asher.

Lin Oliver, diretor executivo da associação, deu uma entrevista para o BuzzFeed e falou sobre a decisão de expulsar o escritor:

Depois de termos investigado, sentimos que a melhor atitude a se tomar era expulsá-lo. Nós sempre nos preocupamos muito com questões relacionadas a assédio sexual e temos uma política de tolerância zero, mas claramente nossas políticas não impediram violações, então aproveitamos esta oportunidade para dar uma olhada nas nossas diretrizes”, disse.

O autor alega que os e-mails que o denunciavam foram lidos por seu agente e que foi escolha dele mesmo deixar a Associação:

É muito assustador quando você sabe que as pessoas não vão acreditar em você quando falar algo. Estou confuso com o assunto por causa do que está acontecendo na nossa cultura e em quem devemos acreditar ou não.”

Em comunicado oficial, a Netflix garantiu que a segunda temporada de “13 Reasons Why”, prevista para este ano, não será impactada pela decisão, já que o autor não está envolvido com a produção.