Sim, o Brasil é o melhor criador e reciclador de memes do mundo! Com toda essa fama da nossa Cuca do “Sítio do Pica Pau Amarelo” nos Estados Unidos, o blogueiro Perez Hilton virou inimigo da internet brasileira ao decidir “apropriar culturalmente” do nosso meme para ganhar dinheiro.

Tudo começou quando ele publicou em seu Twitter imagens de camisas que ele criou com a imagem da jacaré bruxa acompanhadas de um link para comprá-las.

Claro que o blogueiro foi bombardeado com tweets de brasileiros revoltados com essa “apropriação”. Várias pessoas o questionaram sobre os direitos autorais de imagem da personagem e dentre várias respostas, Perez disse que ele criou uma arte original baseada no folclore e que isso já foi resolvido pelos seus advogados.

Um usuário comentou que ele não tinha ideia dos problemas com direitos autorais que essa criação podia dar e o blogueiro respondeu que já foi averiguado e tentou se justificar dizendo que a Cuca é uma história antiga do Brasil (?).

Em comunicado ao UOL, a Rede Globo informou que “não licenciou o direito de uso da personagem para comercialização das camisetas e está analisando as medidas cabíveis”. Já o advogado da família de Monteiro Lobato disse que “quando as pessoas pedem, eu dou até de graça quando vejo que é beneficente ou cultural. Mas uma pessoa ganhar dinheiro às custas da obra do Monteiro Lobato não concordamos”.

Vou pedir para a Globo entrar com uma ação contra essa pessoa. Se a Globo demorar, aciono um escritório em Los Angeles para entrar com o processo”, ele acrescenta.