Hoje (19), a hashtag  ficou no topo dos assuntos mais comentados do Twitter e tá todo mundo decepcionado com uma ferramenta do YouTube que anda censurando vários vídeos da rede social, como conteúdos LGBTQ+ e videoclipes de muitos cantores como Lady Gaga, por exemplo.

É o seguinte: No rodapé do Youtube há uma opção chamada “Modo Restrito“, que se você é um usuário maior de idade logado com sua conta Google, ele automaticamente fica desativado. Agora, se você entra sem conta ele se encontra ativado e vários vídeos da rede social ficam ocultados.

No site de dúvidas do YouTube eles explicam como a ferramenta funciona:

O Modo restrito pode ser usado para ajudar a filtrar conteúdo potencialmente censurável que você não quer ver ou não quer que outras pessoas da sua família vejam enquanto usam o YouTube. Usamos sinalização de comunidade, restrição de idade e outros sinais para identificar e filtrar conteúdo potencialmente inadequado. O Modo restrito está disponível em todos os idiomas, mas a qualidade pode variar de acordo com possíveis particularidades culturais.

Porém, ao longo do tempo, muita gente começou a reparar que o filtro anda censurando muitos vídeos por aí. Vários conteúdos LGBTQ+ são ocultados e videoclipes de muitos artistas. Muitos deles sequer trazem algum tipo de conteúdo proibido para menores e nem apresentam linguagem agressiva. Vamos trabalhar mais esses algoritmos, Google?

No final do site você mesmo consegue desativar e ativar a ferramenta: