Hoje (20), faz 24 anos que perdemos um ícone da moda, uma diva do cinema e uma grande atriz chamada Audrey Hepburn. Considerada a terceira maior lenda feminina do cinema, a atriz protagonizou 29 filmes em toda sua carreira que teve início aos seus 23 anos, estrelando a clássica comédia romântica A Princesa e o Plebeu que a elegeu como ganhadora do Oscar de Melhor Atriz.

Depois de 8 anos, Bonequinha de Luxo, um dos seus maiores clássicos, foi lançado e transformou-a em um ícone inesquecível. Por isso, preparamos uma lista com alguns filmes da carreira da atriz que vocês PRECISAM assistir!

bonequinha de luxo
Baseado no livro homônimo do autor Truman Capote, Bonequinha de Luxo conta a história de Holly Golightly (Audrey Hepburn), uma garota de programa a procura de um milionário para casar-se. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor que se torna seu vizinho e que a encanta. Apesar do interesse do pobretão Paul, Holly acaba se apaixonado por ele e seus objetivos de tornar-se rica começam a ser esquecidos.

O filme foi indicado em cinco categorias no Oscar, mas ganhou apenas dois: Melhor Canção por “Moon River”, cantada por Audrey no filme e Melhor Trilha Sonora Original.

minha bela dama
O musical Minha Bela Dama conta a história de Eliza Doolittle, uma moradora de rua que vende flores nas esquinas de Londres em busca de uns trocados. Em uma noite, Eliza conhece um culto professor de fonética Henry Higgins e sua incrível capacidade de descobrir muito sobre as pessoas apenas através de seus sotaques. Quando ouve o horrível sotaque de Eliza, Henry aposta com seu amigo Hugh Pickering, que é capaz de transformar uma simples vendedora de flores numa dama da alta sociedade.

Minha Bela Dama foi o filme mais premiado da carreira de Audrey, vencendo oito categorias no Oscar e três no Globo de Ouro.

cinderela em paris
Primeiro musical da carreira de Audrey, Cinderela em Paris conta a história de Jo Stockton (Audrey Hepburn), uma balconista de uma livraria no Greenwich Village que é pega de surpresa por Dick Averyonde, um fotógrafo de modas que tenta encontrar um “novo rosto” para a revista que trabalha Quality Magazine. Depois de muito insistir, Maggie, diretora da revista, aceita Jo como a modelo que irá à Paris para fotografar e ser o símbolo da Quality. Jo só concorda pois lá poderá conhecer o escritor Emile Flostre (Michel Auclair), um intelectual cujas idéias ela idolatra.

O musical foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original, Fotografia, Figurino e Direção de Artes, mas infelizmente não levou nenhum.

 

a princesa e o plebeu
A comédia conta a história de Ann (Audrey Hepburn), uma princesa que ao visitar Roma resolve “passear” pelas ruas da cidade anonimamente e se envolve com Joe Bradley (Gregory Peck), um repórter que, ao reconhecê-la, tem a oportunidade de um “furo”, mas resolve por preservar Anne.

O filme foi indicado em seis categorias ao Oscar e venceu três, uma delas de Melhor Atriz por Audrey.

sabrina
O filme narra a história de dois irmãos totalmente opostos: um empresário de sucesso (Humphrey Bogart) e um playboy incorrigível (William Holden). A vida dos dois no entanto irá mudar quando a filha do motorista (Audrey Hepburn) retorna, após passar dois anos em Paris. Ela, que sempre foi apaixonada pelo mais malandro, o vê se transformar e corresponder ao seu amor. Tudo seria fácil, se o casamento deles não prejudicasse uma fusão milionária, o que faz com que seu irmão mais sensato interfira na situação, mas acaba ele também se apaixonando pela linda moça.

charada
No suspense Charada, a parisiense Regina Lambert (Audrey Hepburn) está prestes a se divorciar de seu marido quando descobre que ele foi misteriosamente assassinado durante uma viagem de trem logo após ter sacado todo o dinheiro (250 mil dólares) do casal, dinheiro este que agora está desaparecido. Nessa procura, Regina conhece Peter Joshua (Cary Grant) que a ajuda na busca, mas o que elanão sabe é que o rapaz tem interesses financeiros em relação a ela.

O filme foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Canção Original, mas não venceu o prêmio.

um clarao das trevas
O suspense conta a história de Susy (Audrey Hepburn), uma mulher recém-casada que perdeu a visão, e seu marido estão em uma viagem de avião quando uma mulher pede que eles segurarem um boneca, para ela poder surpreender sua filha. O que Susy não sabia era que a mulher queria que seu parceiro Harry Roat (Alan Arkin) fique com o brinquedo, que contém uma grande quantidade de drogas escondida dentro dele, mas Harry descobre a traição e mata a mulher. Agora ele e mais dois criminosos vão atrás do casal para resgatar a boneca.

um caminho para dois
O romance gira em torno do arquiteto Mark e sua esposa Joanna que em uma viagem pelo sul da França relembram os altos e baixos de 12 anos de casamento e passeios que fizeram juntos pela Europa. Nesse processo, eles tentam reacender a antiga paixão e evitar a separação. Indicado ao Oscar na categoria Melhor Roteiro, Um Caminho para Dois é envolvente e encantador.