Chegou final do ano, chegou a hora de todo mundo assistir “Esqueceram de Mim” na TV! É quase uma tradição pra muita gente rever o filme em uma tarde de domingo, quando a Rede Globo sempre reprisava todo ano e, mesmo que não passe mais, não paramos de assistir nessa época de Natal.

Lançado há 26 anos, dia 21 de dezembro de 1990, o longa foi o sétimo da carreira de Macaulay Culkin e o primeiro de grande sucesso. A história já sabemos de cor: um garotinho chamado Kevin McCallister, de oito anos, é deixado acidentalmente em casa nas férias de natal da família. Vendo que não há um jeito de alcançar os pais, ele aproveita a casa e começa a viver como gente grande, enquanto alguns ladrões tentam entrar lá.

Esqueceram de Mim” recebeu duas indicações ao Oscar de 1991, nas categorias Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original, para a canção Somewhere in my memory.

Uma curiosidade do filme que chegou a ser assunto na época foi um possível furo no roteiro. No início, uma árvore cai nas linhas de energia durante uma tempestade e acaba danificando o telefone da residência, porém os pais de Kevin tentam ligar para o filho – após perceberem que ele não está mais com eles em Paris – e não conseguem completar a chamada por conta disso. Só que minutos depois o garoto aparece pedindo uma pizza pelo telefone. WHAT?

O questionamento foi tanto que o jornal Huffington Post foi atrás da explicação e procurou uma empresa de telefonia americana, que informou que era possível que as chamadas locais dentro da mesma área continuassem funcionando, mesmo que as internacionais não.

E claro, como um bom filme, suas sequências foram produzidas.

Dois anos depois, em 1992, foi lançado “Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York” e novamente Kevin se perde. Ele e sua família estão no aeroporto para embarcar para a Flórida, mas o garoto acaba em um avião para Nova York e lá ele vai para o Plaza Hotel, usa o cartão de crédito do pai, aluga uma suíte e até pede informação para Donald Trump.

Anos depois o clássico ganhou mais duas sequência não protagonizadas por Macaulay Culkin e completamente diferente da essência que o primeiro tinha. É aquela velha história de que grandes filmes quase sempre ganham sequências de dar vergonha.