Lá em 2013, o diretor Bernardo Bertolucci, responsável pelo clássico “Último Tango em Paris“, havia revelado que a famosa cena de estupro protagonizada por Marlon Brando e Maria Schneider foi feita sem consentimento da atriz. A polêmica voltou essa semana após o vídeo começar a circular novamente na internet.

No vídeo, ele afirma que não contou para atriz o que aconteceria e que a ideia da cena da manteiga foi dele e de Brando. Apesar disso, ele afirma também que não se arrepende de ter filmado o ato:

É uma ideia que eu tive com Marlon na manhã antes da filmagem. Acho que ela me odiava e o Marlon também, pois não dissemos nada para ela. Lamento a forma como a fiz sentir, mas foi a forma que arranjei de captar a sua reação como mulher e não como atriz. Queria que ela reagisse como se tivesse sido humilhada. Acho que ela nos detestava por não termos falado nada”, disse.

Em entrevista ao jornal inglês Daily Mail, em 2007, a atriz revelou que se sentiu humilhada por Marlon e o diretor e que nem houve um pedido de desculpas depois da gravação:

Eu devia ter chamado meu agente ou meu advogado ao set, porque você não pode forçar alguém a fazer algo que não está no script. Mas na época eu não sabia disso”, disse ela.