Se você parar para pensar, existem vários diretores por aí que nunca sequer colocaram um negro em seus filmes, seja por não perceberem (racismo) ou por estarem cientes disso (racismo de novo).

• Crítica | Sem suas marcas visuais, Tim Burton volta para o cinema ao lado de Eva Green e Asa Butterfield

Em um recente entrevista do diretor Tim Burton, para promover o longa “O Lar das Crianças Peculiares”, ele foi questionado sobre só colocar atores brancos em seus longas. Sua resposta, claro, gerou polêmica entre fãs e admiradores:

Hoje em dia as pessoas falam mais sobre isso. Certas coisas são necessárias ou não. Eu lembro quando era criança assistindo ‘A Família Sol-Lá-Si-Dó’ eles começaram a ficar politicamente corretos. Ok, vamos colocar uma criança asiática e uma negra. Eu costumava ficar mais ofendido com isso do que… Eu cresci assistindo a filmes de Blaxploitation, certo? Achava ótimo. Não ficava falando, deveria haver mais gente branca nesses filmes”, disse.

Não precisamos citar grandes nomes que são verdadeiros xodós do diretor em seus filmes, basta ter uma breve lembranças de suas produções para perceber que não há nenhum negro envolvido. Porém, em  “O Lar das Crianças Peculiares”, há apenas um, interpretado pelo ator Samuel L. Jackson.

Sobre o ocorrido, o ator defendeu Burton:

Eu tive que entrar na minha mente e pensar, quantos personagens negros existem em filmes do Tim Burton? E eu posso ter sido o primeiro, eu não sei, ou o mais prominente nessa forma particular, mas acontece do jeito que acontece. Não acho que seja culpa dele ou do seu método narrativo, é só como as coisas se desenrolaram. Tim é um ótimo cara”, disse.