Várias imagens oficiais do elenco da peça “Harry Potter and the Cursed Child” saíram semana passada apresentando o famoso trio bem mais velhos, mas infelizmente as fotos receberam vários ataques racistas na internet por conta da atriz escolhida para viver Hermione ser negra.

A autora J.K. Rowling, vendo toda essa polêmica, resolveu falar com o site britânico The Guardian sobre o ocorrido, negando que em uma passagem dos livros da saga, ao dizer que Hermione “fica branca”, tenha a ver com a cor da sua pele. Ela afirma que a frase é uma simples expressão sobre a personagem ter tomado um susto.

Com a minha experiência nas redes sociais, eu sabia que os idiotas iriam agir de forma idiota. Mas o que você pode falar? É o jeito como o mundo está. Noma foi escolhida porque ela é a melhor atriz para o papel. Eu tive um bando de racistas me dizendo que porque (nos livros) Hermione ‘ficou branca’ – quer dizer, perdeu cor no seu rosto após um susto – que ela tem que ser uma mulher branca, o que eu tenho uma enorme dificuldade para entender. Mas eu decidi não me alterar muito por causa disso e continuar firmemente declarando que Hermione pode ser uma mulher negra com minha absoluta bênção e entusiasmo”, disse.

harry-potter-and-the-cursed-child-rony-hermione-rose-granger-weasley-03

John Tiffany, o diretor da peça, também deu sua declaração:

O que mais me chocou foi que as pessoas não conseguem ver uma pessoa sem ser branca como a heroína da história. Sendo assim, é brilhante que isso aconteça”, disse.

Depois do confronto final entre Harry e Lorde Voldemort, visto em “Harry Potter e as Relíquias da Morte“, o bruxinho se tornou um funcionário sobrecarregado de trabalho no Ministério da Magia, com três crianças para criar. Enquanto Harry luta com um passado que se recusa a ficar onde pertence, seu filho Alvo tem que lidar com o legado do seu pai. Com o mal retomando forças, o passado e presente começam uma sinistra fusão, e pai e filho descobrem a verdade desconfortável: por vezes, a escuridão vem de lugares inesperados.

A estreia acontecerá em Londres amanhã!