O segundo dia de Comic Con Experience começou com uma participação mais que especial. Gerard Way, ex vocalista da banda My Chemical Romance – que infelizmente terminou em 2013 -, veio pela segunda vez ao Brasil para divulgar com exclusividade o quadrinho Umbrella Academy, com história escrita totalmente por ele. O ilustrador Gabriel Bá também estava presente e contou alguns detalhes sobre a produção da HQ.

Com filas intermináveis para entrar no auditório Cinemark, tendo em vista as grandes atrações que passaram por lá hoje, Gerard surgiu no tapete vermelho de surpresa para aqueles que ali estavam o esperando durante algumas horas, cheios de esperança de ver o ídolo de pertinho, e adiantou um pouco sobre como seria o papo no painel. Durante a aparição, contou que conheceu Gabriel durante a Comic Con de San Diego, CA, quando já estava procurando por ilustradores para Umbrella e seu produtor, Scott, mostrou o trabalho de Bá, que logo achou incrível. Além disso, o músico e escritor elogiou os fãs brasileiros e informou que, embora goste muito do Brasil, sua casa é em Los Angeles e não cogita se mudar pra cá por enquanto, mas que a recepção que teve aqui durante esta passagem está muito menos caótica que a primeira e aprecia isso.

Way explicou que o fato de já ter feito sucesso na sua carreira musical, de certa forma, o prejudicou quando resolveu seguir outro sonho e entrar no meio dos quadrinhos, sendo taxado pela imprensa como um “hobbie de capricho pessoal”. Todavia, sua paixão começou há muito tempo: quando ainda era criança, ele passou por um período no hospital e sua mãe levava HQs para o entreter e fazer esquecer pelo momento que estava passando. Por outro lado, sua fama também ajudou uma parte importantíssima do novo projeto, já que Bá nunca tinha ouvido a banda mas achou fantástica e entrou de cabeça pois sabia que isso chamaria a atenção do público.

110482w560

Gerard orientou Gabriel em todo o trabalho, desde a estrutura das cenas até o roteiro final. O desenho só começa a ter uma forma após os dois chegarem a um consenso. Em relação ao estilo do quadrinho ser considerado como punk por muitos, Way prefere não generalizar desta forma. Bá explica que as ilustrações têm que ser sempre pensadas em quem vai ler e sempre procura uma imagem gráfica fantástica, que não passe um sentimento de pena pelos personagens durante as cenas de ação, mas empolgação. O processo de criação pode demorar semanas ou meses – sempre levando como inspiração as suas experiências de vida – e, depois de tudo pronto, começam a trabalhar na ideia. Segundo ele, a melhor parte de escrever é ver que você se superou e criou algo bom.

Com “O Prisioneiro” como maior referência, a história já ganhou prêmios como o EISNER. Mesmo assim, ao ser questionado sobre como o Gerard do passado seria se soubesse do sucesso do futuro, o muso informou que este ficaria mais relaxado, o que não seria necessariamente bom já que o medo de falhar faz com que todos nós trabalhemos mais duro para alcançar o que desejamos. Quanto ao futuro, mesmo com propostas, Way não se sente preparado ainda para criar animações e filmes (mesmo já tendo dirigido alguns clipes), mas afirmou que vai focar o ano de 2016 em todo o seu lado criativo, trabalhando em novos capítulos de Umbrella Academy, possivelmente escrevendo livros e até mesmo novas músicas. Porém, já avisa: não pretende lançar um novo álbum tão cedo pois, quando você implementa um prazo, o processo criativo acaba se perdendo para cumpri-lo. Resta aos fãs aguardar pelo tão esperado retorno de My Chemical Romance e de novas histórias em quadrinhos.

CURIOSIDADES

ua-seance-art

  • O nome do personagem Space Boy foi em homenagem a uma música do Smashing Pumpkins e, se pudesse, escolheria ele para ter uma vida real porque gostaria de ver um gorila marciano andando por aí.
  • Houve uma época na vida de Gerard que ele queria que tudo fosse cinzento, focando sua arte em cores mais neutras. Ultimamente, tem gostado de coisas mais coloridas, influenciando os seus trabalhos, como alguns personagens do Umbrella Academy.