The Big Bang Theory, The Good Wife, The Practice e NCIS são algumas das séries famosas que foram banidas dos serviços de screaming chineses depois delas serem consideradas erradas pelo modelo de governo chinês. O site Looper fez uma lista com alguns dos episódios que já foram banidos da TV. Para exemplificar melhor, o governo chinês bane tudo que, na opinião deles, mostra apenas o poder e nenhum conteúdo.

Além dessas séries, outras já foram banidas em outros países ao redor do mundo e normalmente, o que faz as séries serem banidas é um choque cultural, religioso, assuntos que difamam governos ou passam uma má impressão, no geral, aos telespectadores. Confira abaixo alguns episódios de séries famosas que não podem ser exibidos em determinados lugares:

“Soldado Elétrico Porygon” – Pokemon (1997)

pokemonTendo indo ao ar apenas uma vez no Japão, “Soldado Elétrico Porygon” é provavelmente o episódio mais conhecido nessa lista, pelo fato de ter causado uma crise médica, tendo feito com que mais de 600 crianças fossem parar no hospital. Depois de uma cena cheia de flashes, apareceram vários efeitos com luzes coloridas e as crianças começaram a ter problemas de visão, dores de cabeça e náusea, algumas chegaram a ter convulsões. O incidente chamou atenção da mídia, já que não é todo dia que uma serie de TV manda várias pessoas em estado crítico ao hospital. A única vez além dessa que isso aconteceu, foi no final da serie “Os Sopranos”.

“Padrões de Força” – Star Trek (1968)

starstrekO original Star Trek foi sempre ambicioso em comentários midiáticos e o mais famoso de todos, que rendeu mais comentários foi o beijo inter-racial do episódio “Enteado de Platão.” Apesar desse episódio em si, antes de Kirk e Uhura se beijarem, Star Trek dedicou um episódio inteiro a um planeta alienígena que adota os policiais do socialismo nacional, indo longe o suficiente para fazê-los usar uniformes nazistas e a simbologia. A raça alienígena surge sendo parecida o suficiente com a Alemanha quando um líder carismático faz uma lavagem cerebral em Starfleet e ele quase manipula a massa com o seu ataque genocida quando Kirk e Spock intervém e reinstalam um governo de paz. Estranhamente, isso não foi bem vindos na Alemanha, que recusou a colocar o episódio no ar até 1996. Apesar de tudo, isso foi apenas uma coisa que usou como referência o trágico evento histórico, mas foi um jeito diferente de falar sobre o homem responsável por uma das maiores atrocidades de todos os tempos.

Episódios de horário nobre na China – Bob Esponja Calça Quadrada (1999)

bobsponjaEnquanto a comissão dedicada a proteção da moral na Ucrânia pretende banir Bob Esponja Calça Quadrada por causa da questionável relação com Patrick, a China decidiu proibir o desenho de ser passado em qualquer canal em horários nobres. Obcecados em reforçar seus valores culturais através da programação doméstica, o regime quer o mínimo possível de olhares direcionados ao Bob Sponja, o que é bem notável, se você reparar. Eles poderiam muito bem ter banido a serie de todos os lugares, mas eles, provavelmente, sabem que se fizessem isso, teriam outra revolução em suas mãos. Se a idade mental de milhões de estrelas do mar cor-de-rosa começar a protestar nas ruas não faz você sorrir, você está morto por dentro e precisa ir abraçar um filhotinho até você voltar a ter sentimentos.

“Disque M para Macaco” – O laboratório de Dexter (1996)

dexterDe acordo com uma Wikipedia de O laboratório de Dexter, existe um testamento do tempo exagerado que temos livre na sociedade moderna e os dois personagens dela, Silver Spooner e Krunk, são os que tem o “Disque M para Macaco”, banido no Canadá, nos Estados Unidos e na América Latina. Porque Silver Spooner tem um “esteriótipo homossexual” e Krunk fica bêbado e vomita durante a ressaca, o segmento foi substituído por outro, chamado “Uma história”. Nele, Dexter rouba o cachorro de outra pessoa só para tentar ser rígido ao tentar ter a responsabilidade de ser o dono dele. Então, para resumir, um personagem ficcional gay e um bêbado são monstros do mal, porém, está tudo bem desde que você faça a coisa certa, mesmo se for por uma razão horrível. Entendi.

“A família Cartridge” – Os Simpsons (1997)

Os Simpsons“A família Cartridge” tentou mostrar a responsabilidade de ter uma arma no estilo clássico – daquele tipo South Park – onde uma pessoa sempre leva um tiro. Atualmente, o Reino Unido é o único país que baniu o episódio, o que não é uma surpresa, devido ao controle relacionado a isso no país, mas, o episódio foi estranhado em vários lugares. Supostamente, o problema do episódio foi Homer e Bart brincando com uma arma de uma maneira que fez as pessoas pensarem sobre o quão divertido isso seria, o que foi, ironicamente, o ponto em destaque no episódio inteiro, que pode ser resumido em “Atenção bobos: não faça isso com armas.” Então, ao invés de deixarem uma mensagem como sempre fazem, com humor, eles só criaram uma visão negativa de algo que eles, provavelmente, concordam. D’oh.

“201” – South Park (2010)

southNão sendo banido apenas em países das Europa, mas também de ser repetido nos Estados Unidos, o último episódio da décima quarta temporada de South Park faz uma sátira do profeta Mohammed. Como é de South Park que estamos falando, podemos ver até a representação do profeta, assim como diálogos incendiários e isso se choca diretamente com lições morais. O Comedy Central não quis correr o risco (o canal recebeu ameaças de morte de grupos extremistas), então, colocaram censura nos diálogos e nas imagens de Mohammed. Eles também colocaram censura nos comentários dos diretores Matt Stone e Trey Parker do DVD.

“Lar” – Arquivo X (1996)

xfilesOutra coisa interessante o suficiente para ser banida foi em Arquivo X, no episódio “Lar”, que lida com o termo controverso do incesto. Passado em uma pequena cidade da Pensilvânia, o episódio também mostra muita violência, o que faz a censura ser alta. A audiência amou o episódio e a maioria das reviews foram positivas, mas, quando o episódio ficou sob o olhar maduro da censura, eles acharam aterrorizante o suficiente ao ponto de nunca mais aprovar o episódio na TV. Agora considerado um clássico cult e alguns acharem que esse é o melhor episódio da serie, muitos acham que o episódio não tem nada a ver com o que a serie aborda. Acontece que as pessoas preferem assistir monstros matando as pessoas do que descobrirem se a verdade realmente está do lado de fora.

E você, conhece algum outro episódio de serie que foi banido?