Que Paulo Gustavo é um Gênio qualquer um que tenha ido ao teatro assistir ao espetáculo “Minha Mãe é Uma Peça” ou acompanhe o “220 volts” no Multishow sabe. Mas mesmo já tendo essa certeza fomos conferir de perto – e bota perto nisso – esse grande talento dos palcos expandindo sua carreira e chegando às telonas, levando consigo, claro, a insuperável Dona Hermínia.

Ele começou a imitar a mãe em festas de família e o sucesso foi tanto que, pintando a oportunidade de se apresentar em um show de esquetes não se acanhou em botar uns bobs, catar uma vassoura e dar vida a uma versão um pouco mais caricata de sua própria mãe, logo já estava lotando teatros com um monólogo da personagem e, bem… o resultado está aí, nos cinemas.

Na ultima segunda, dia 17, no evento de pré-estreia de Minha Mãe é Uma Peça – O Filme, o Cinemark do Shopping Downtown na Barra da Tijuca se tornou pequeno para tanta gente que procurava entre a multidão alguns famosos convidados ou do elenco, separados por apenas uma fitinha, que delimitava aqueles que iriam assistir ao filme em primeira mão. Agora adivinha quem também estava dentro? Nóóós, o Pizza de Ontem. Câmera a postos e olhos de lince pra tentar trazer tudo pra vocês e tirar uma casquinha, lógico.

Tinha de tudo, os tops como Regina Duarte, Ingrid Guimarães, Luana Piovani, Herson Capri, Sueli Franco e o próprio Paulo Gustavo, claro. Tinha aqueles intermediários, mas que na empolgação do momento a gente sai abraçando como se fosse a Angelina Jolie na nossa frente, tipo: Anamara, Antônia Fontenelle, Cristiane Oliveira, Duda e Leda Nagle. E ainda aqueles que a gente só descobriu que era famoso depois de ver em outros sites: galera de malhação (por Deus, quem ainda assiste isso?), o príncipe da xuxa e, gente, quem é Simone Soares? 

Mas isso foi o de menos, o melhor ainda estava por vir: PIPOCA E REFRIGERANTE DE GRAÇA!!!! Aí acabou, já podia morrer que estava feliz. Brincadeira, o melhor mesmo estava nas telas: o filme incrível e acima das expectativas (mas que com a pipoca ficou mais divertido, lá isso é verdade!)

Paulo Gustavo, como sempre, arrasou de D. Hermínia – inclusive fica a dica que ele fica bem melhor com sua peruquinha básica – a mãe amorosa, mas barraqueira, enjoada e louca (como ela própria se define). Mas engana-se quem pensa que estávamos diante de uma comédia pura. O filme calibra muito bem as piadas com doses de emoção, nada fora do lugar ou forçado. Não há qualquer exagero ou apelação para agradar a audiência, coisa que estamos mais do que acostumados no Brasil. Enfim, é um roteiro simplesmente perfeito, todo trabalhado no flashback. O longa consegue amarrar esquetes, que poderiam muito bem ter saído dos palcos, de uma forma brilhante, transformando pequenas histórias hilárias em um único enredo fantástico, capaz de agradar das crianças ao vovô, passando pelo cachorro da família.

A plateia presente no evento delirava, os aplausos eram frequentes e me deixavam em uma séria dúvida: se aplaudia junto ou pedia silêncio pra não perder a cena seguinte. Confesso não ser muito fã de comédia, mas saí da sala com o maxilar doendo e a certeza de ter acabado de assistir aquilo que será um dos maiores sucessos do cinema nacional! Quem quiser rir, chorar, se emocionar e se divertir bora pro cinema à partir do dia 21 de Junho.  Vale à pena! Dá uma conferida no trailer só pra ter um gostinho:

Deixei por último a menção à grande estrela da noite. Não, não foi o Paulo Gustavo e sim a D. Déa Lucia, sua mãe e inspiração, que lá estava toda boba e cheia de orgulho do filhão. Ainda mais após a grande surpresa ao ver a cena antes dos créditos finais (e se é surpresa não vou contar, né?!). Afinal, parece que valeu à pena todos os tapas que ele levou e, pelos hematomas que pude perceber, ainda leva: Paulo Gustavo cresceu e se tornou um sucesso!