Antes de Harry Potter se tornar febre mundial uma outra bruxinha já arrebatava milhões de fãs na década de noventa, era Sabrina, personagem tão popular que rendeu sete temporadas de uma série de TV, produzida pela rede ABC (exibidas no Brasil pela Nickelodeon) e 3 filmes.

“Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira” nunca chegou a ganhar grandes prêmios, mas era a preferida de quase TODO O MUNDO naquela época. O DVD da série nunca foi lançado no Brasil, mas se você nasceu no final da década de 90 e não teve a chance de acompanhar, vale procurar seus episódios. Se assistia, é sempre bom rever e relembrar!

Sabrina, a Bruxa Adolescente (1996)

Lançado no mesmo ano, o filme é um piloto da série. Conta a história de Sabrina Sawer, que em seu aniversário de 16 anos, descobre que é meio-bruxa e é mandada para casa de suas tias Hilda e Zelda, onde vai aprender a controlar seus poderes, mas acaba com eles gerando grandes confusões, ao mesmo tempo que enfrenta os problemas de adolescentes comuns, como provas, um primeiro amor, e claro, impedir que descubram seu segredo. Sabrina ainda tem que driblar o ciúme da namorada de Seth, que faz de tudo para atrapalhar a vida da jovem feiticeira!

 

 

Sabrina Vai a Roma (1998)

Sabrina não consegue abrir um misterioso medalhão de ouro antigo e liberar o poder que nele está preso e assim salvar sua antepassada Sophia. ”O segredo para o medalhão está em Roma”, diz o pai. Sabrina para a cidade de Roma na companhia do divertido gato Salém, e lá, ela conhece Gwen, uma bruxa britânica mais do que atrapalhada e juntas vão atrás de resolver o mistério do medalhão e dessa forma acaba revelando seu passado e o verdadeiro poder do amor. O que Sabrina não contava era que se apaixonaria por Paul, um fotógrafo americano que ao perceber que ela é uma bruxa vê aí a possibilidade de se tornar rico.

 

Sabrina vai a Austrália (1999)

Sabrina viaja para a Austrália em férias com Gwen, uma bruxa britânica que conheceu em sua viagem para roma , para uma semana de féria que se tornam inusitadas quando descobrem uma secreta colônia de sereias. Enquanto Sabrina faz amizade com Barnaby, um “tritão” da colônia sereia, Salém, o gato falante de Sabrina, encontra um possível romance e juntos, todos eles irão tentar salvar a colônia das ameaças da poluição dos oceanos, e do biólogo marinho Dr. Julian Martin, que está determinado a encontrar as sereias para alcançar a fama.

 

O Seriado

A história não poderia ser mais simples, e por isso mesmo é tão divertida, pois trata do cotidiano de Sabrina (vivida por Melissa Joan Hart), que é enviada por seus pais para morar com suas tias Hilda e Zelda (respectivamente Caroline Rhea e Beth Broderick) e aos 16 anos descobre que seu pai é bruxo e sua mãe humana, o que a torna uma meia bruxa. Sabrina começa, então, a ser treinada pelas tias, resultando sempre em feitiços desastrosos em suas tentativas de ajudar a si mesma ou seus amigos e em muitas risadas ao telespectador.

Paralelamente acompanhamos a luta da jovem para guardar seu segredo, ao mesmo tempo que vive uma vida normal, com seu dia a dia na escola e  seus enlaces amorosos, típicos da adolescência. E claro, não podemos esquecer da inusitada companhia de Salém (dublado por Nick Bakay, no original), um gato falante que acaba se envolvendo em várias trapalhadas ao lado da bruxinha.

 

Curiosidades

  • O CEP da casa de Sabrina na cidade fictícia de Westbridge é 01970. Este é o mesmo CEP de Salém, Massachusetts, conhecida como a cidade das bruxas.
  • Sabrina nasceu no dia 22 de abril de 1981.
  • Britney Spears fez participação especial na série e cantou (You Drive Me) Crazy em um dos episódios. A coincidência é que Melissa já fez um filme chamado Drive Me Crazy e também participou do clipe dessa música da princesa do pop.
  • Na sala de estar do dormitório da faculdade de Sabrina tem uma placa de rua em que lemos Ashmont Terrace. Ashmont é a empresa que William Asher e Elizabeth Montgomery tinham  nas últimas temporadas de A Feiticeira.
  • A prima chata de Sabrina, Amanda, era interpretada pela irmã mais nova de Melissa Joan Hart, a atriz Emily Hart.
  • Sabrina e Salém são os únicos personagens da série a aparecer em todos os episódios do show.
  • A série se encerrou com uma música da banda No Doubt chamada Running.
  • Beth Broderick afirmou que seu personagem, Zelda, não tinha mais história e não poderia mais evoluir. Por isso ela deixa o elenco de Sabrina no final da sexta temporada.

Se você ficou curioso ou já esqueceu do quanto se divertia com a bruxinha vai aí um link de um canal recheado de episódios do seriado. Divirta-se!