A comédia “Vovô Sem Vergonha”, apesar de produzida pelos Jackass, acabou se mostrando bem distinta dos demais trabalhos já feitos pela turma, pegando gancho em uma história por trás das hilárias pegadinhas, que só Johnny Knoxville sabe fazer.
Pra quem não conhece, Jackass foi uma série de televisão exibida na MTV pela primeira vez em 2000, na qual os integrantes, liderados por Knoxville, participavam de pegadinhas, que eles mesmos criavam uns para os outros. Mal comparando, uma espécie de “Panico” mais elaborado, em versão americana. É óbvio que se machucavam quase sempre e, tinham o péssimo costume de comer coisas nojentas (nem queiram saber o que). Em 2012, a série acabou cancelada depois de diversos acidentes com telespectadores que tentavam imitar os feitos do grupo. Sem o compromisso com a Tv, a turma passou a buscar seu público de outras formas e voltaram às telas, mas de um jeito diferente: através dos filmes que passaram a produzir.
O novo longa de Johnny Knoxville e companhia, lançado no ano passado, gira em torno de Irving Zisman (personagem interpretado por Johnny Knoxville criado durante a série televisiva), um velhinho com 86 anos que perde a esposa e, após descobrir que a filha voltará para a cadeia, é obrigado a começar uma viagem pelos Estados Unidos para entregar seu neto ao verdadeiro pai. A caracterização perfeita do personagem central (vale lembrar que o ator tem apenas 43 anos) rendeu ao filme uma indicação ao Oscar de Melhor Maquiagem, mas acabaram perdendo a estatueta para “Clube de Compras Dallas”.
Em meio a várias esquetes feitas em restaurantes, bares e supermercados com câmeras escondidas, o longa nos prende pelo simples fato de nos deixar cada vez mais curiosos com as reações das pessoas diante das trapalhadas – nem sempre engraçadas – do velhinho. O roteiro acaba se perdendo em alguns momentos e fica claro que o objetivo principal da produção eram as pegadinhas, tendo na história apenas um plano de fundo para brilharem.
Independente de ser mais um humor apelativo, o filme é uma boa distração pra quem não espera ver uma produção com fotografia impecável e enredo inteligente. Johnny Knoxville se mostra hilário com uma produção característica do grupo e, nos exatos 92 minutos, a vergonha alheia nos consomem. Afinal, eles são os Jackass e sempre valerá a pena assisti-los em ação.
Distribuido pela Paramount Filmes, o longa se encontra a venda no iTunes.
o que achou? comente.