Mudança-de-Hábito
O clássico Mudança de Hábito foi lançado há mais de duas décadas e contagiou toda uma geração. A história da cantora que testemunha um assassinato e acaba se refugiando em um convento se imortalizou e ainda é conhecida por muitos de nós. Obrigado, Sessão da Tarde! Não foi com esse filme que Whoopi Goldberg ganhou o Oscar, mas foi com a personagem Deloris Van Cartier que a atriz levou à tela grande questões sobre igualdade e respeito ao próximo. Em 2006, alguém percebeu o potencial da obra e teve a brilhante ideia de transformá-la em um musical.

No ano passado, após o grande sucesso mundo afora, a Time 4 Fun deu o pontapé inicial para a produção de uma versão brasileira do espetáculo, alegrando os milhares de fãs pelo país – falando por experiência própria, eu tive um mini-ataque quando soube. É sério, gente! O musical já foi apresentado em 11 países e foi visto por mais de cinco milhões de pessoas. Agora, finalmente, está bem pertinho de nós. E é aí que começa a melhor parte!

O espetáculo estreia esta semana em São Paulo, com direção do premiado Jerry Zaks. Nomes como Karin Hils, Adriana Quadros, Cesar Mello, Thiago Machado e Fred Silveira integram o elenco. Nós, do Pizza de Ontem, fomos convidados a participar da coletiva de imprensa do musical. Uma segunda-feira não poderia ter começado de maneira melhor: na manhã de ontem lá estava eu, no Teatro Renault, em São Paulo, onde Mudança de Hábito estreia nesta quinta-feira. Antes da oportunidade de conversar com a equipe, um verdadeiro presente dos Deuses: o elenco fez a passagem de três cenas desta grande produção.

Em “Pro Paraíso”, Deloris já está no Convento. Retrata o momento que a Madre Superiora percebe o temperinho especial que o coral Rainha dos Anjos acaba ganhando. A afinação de Karin Hils e a harmonia das vozes são pontos positivos. Quando a cortina se abaixou eu estava cantarolando a música, que ficou tão agradável quanto sua versão em inglês.

O segundo ato apresentado, ‘Se Eu Achar Você’, antecede a chegada de Deloris ao convento. É quando seu amante pede que alguns capangas a procurem, logo depois que ela presencia o assassinato. A escolha do ator é algo bacana de se observar. Ele não é nada parecido com Harvey Keitel, mas é tão bom quanto. A brasilidade e a ginga de Cesar Mello são notáveis.

Sob o nome de ‘Espalhar o Amor’, o grand finale é como uma grande festa. É no meio de muito brilho que o elenco passa uma mensagem importante e atual, assim como é o filme, que já foi lançado há mais de 20 anos e continua sendo atemporal. É importante viver em igualdade e saber aceitar as diferenças. A entrega e a química dos atores são perceptíveis.

Um resuminho da coletiva:

– Tanto o texto quanto as músicas sofreram alterações para que o público sentisse um “sabor” brasileiro no espetáculo e para que a história se aproximasse da nossa realidade;
– 30 milhões de reais foram investidos na produção;
– as intervenções do elenco em locais públicos, lançadas nas redes sociais como mini-filmes, ainda não acabaram. Vem mais por aí;
– a fase de pré-seleção do elenco aconteceu no primeiro semestre de 2014;
– desde o dia 5 de janeiro, os atores têm ensaiado cerca de oito a dez horas por dia;
– os gringos envolvidos na produção adoraram trabalhar com os atores brasileiros;
– Karin precisou finalizar seu trabalho na série ‘Sexo e as Negas’ para sentir a sua Deloris e não misturar as personagens;
– e falando em Karin, ela contou que ficou tão emocionada quando encontrou com a Whoopi Goldberg que não consegue se lembrar de tudo o que elas conversaram;
– o espetáculo não deve viajar pelo país;

Ficou curioso? Mudança de Hábito, uma produção da Time 4 Fun, em parceria com Whoopi Goldberg e Stage Entertainment, estreia nesta quinta-feira, dia 5 de março, no Teatro Renault, em São Paulo. Clique aqui e garanta o seu ingresso. Vale a pena!