capa

Poucos dias após o início da terceira temporada de Hannibal, a emissora responsável por sua transmissão, a NBC, anunciou o seu cancelamento. Aclamada pela crítica e com uma base de fãs fiéis – ainda que pequena – o anúncio foi seguido por uma campanha lançada pelos produtores nas redes sociais, que pediam aos serviços de streaming Amazon e Netflix que assumissem a série. Mas ontem à noite, o produtor Bryan Fuller anunciou em seu perfil no Twitter que ambas rejeitaram dar continuidade ao programa.

 

“Lamento informar que a Amazon e a Netflix dispensaram a quarta temporada de Hannibal, mas ainda estamos investigando possibilidades”

 

Segundo a AXN, emissora que transmite a série internacionalmente, Hannibal foi concebida originalmente com três temporadas de 13 episódios cada. Como a série é um prelúdio para a sequência de filmes iniciada com O Silêncio dos Inocentes, e nesta temporada ela finalizaria com o início do primeiro filme, a NBC receava que em uma eventual quarta temporada a trama poderia acabar se perdendo. Como bem observou o Yahoo! Notícias, é difícil crer que a justificativa para o cancelamento seja puramente artística. A série já vinha apresentando audiência abaixo da expectativa há bastante tempo lá nos EUA, chegando ao nível mais baixo até então no dia 11 de junho, com 1,7 milhão de espectadores – apenas 0,5% da audiência total. O sucesso da série era, de fato, no mercado internacional. Esse não é o primeiro fracasso da NBC: Dracula foi anunciada com estardalhaço, marketing pesado e não passou da primeira temporada.

O principal motivo da Amazon e a Netflix terem rejeitado a série, de acordo com o Deadline Hollywood, é o fato de que Bryan Fuller está trabalhando no projeto de American Gods, série da Starz baseada no livro homônimo de Neil Gaiman. Fuller precisaria terminar a primeira temporada de American Gods para só então dar continuidade a Hannibal, e é esse espaço de tempo que os serviços de streaming não estariam dispostos a esperar. Outro entrave são os problemas contratuais, já que os contratos de Hugh Dancy e Mad Mikkelsen vencem ao final desta terceira temporada e precisaria negociar novamente todos os contratos. Ainda assim, Fuller tenta se manter esperançoso de que outro canal possa abraçar a série. Para os fãs, só resta o mesmo.