As franquias cinematográficas são a melhor invenção da história do cinema, afinal, imaginem o quão sem graça seria se você não pudesse ver várias outras versões da sua história preferida e dos personagens que você tanto ama? Listamos abaixo as 8 franquias que mais arrecadaram dinheiro segundo as notas do IMDB, confira e nos diga se a sua preferida está entre as listadas abaixo:

marvel-cinematic--universe-marvel-cinematic-522d3ee8a15691. Universo Marvel Cinematográfico

Até se você não for tão fã assim de cinema você já assistiu pelo menos 5 filmes da franquia Marvel. Dentro dela, existem várias outras franquias, como Homem de Ferro, O Incrível Hulk, Thor, Capitão América, Guardiões da Galáxia, Homem Formiga e claro, Os Vingadores. Esses são apenas alguns dos filmes já lançados e já temos a lista dos filmes que serão lançados, com outros super-heróis e vilões, até 2019. Nos próximos 4 anos, poderemos ver a média de 11 filmes feitos pela Marvel, tem como não amar? Qual é o preferido de vocês (se é que tem jeito de escolher só um)?

• Homem-Aranha ficou de fora de Os Vingadores por questões contratuais.
• Uma cidade inteira foi construída para as gravações de Thor


harry-potter--movies-harry-potter-522d3ee8a15692. Harry Potter

Quando assistimos Harry, Ron e Hermione não dá aquela sensação de nostalgia? Todos sabem que a franquia vem de uma saga de livros escrita por J. K. Rowling e que a maioria das pessoas que assistiram no cinema quando eram crianças, são “potterheads” até hoje. A saga tão famosa no mundo inteiro é dividida em 8 filmes, sendo que o último livro foi dividido em duas partes. Harry Potter já quebrou vários recordes de vendas e os atores já receberam vários prêmios pelas super produções.

• Emma Watson quase desistiu de Hermione durante as gravações do quinto filme da saga, mas não aguentou a ideia de outra pessoa tomando o lugar dela.
• Michael Jackson chegou a pedir à J.K. Rowling para fazer um musical de Harry Potter.
• As quatro casas de Hogwarts correspondem aos quatro elementos. Grifinória é o fogo, Corvinal é o ar, Lufa-Lufa é a terra e Sonserina é água.


james-bond--movies-007-daniel-522d3ee8a15693. James Bond

James Bond, também conhecido pelo código 007, é um agente secreto fictício do serviço de espionagem britânico MI-6, criado pelo escritor Ian Fleming em 1953. O lançamento de 007 foi em 1953 e atualmente ainda são feitos filmes da franquia. O personagem principal já foi interpretado por vários atores: Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig, que é ator que interpreta James Bond atualmente. O filme que obteve maiores números nas bilheterias até hoje foi o lançado recentemente 007 – Operação Skyfall.

• Os títulos dos filmes nos Estados Unidos não tem o “007” na frente, no Brasil, tem os números em todos os filmes.
• O humorista e apresentador Jô Soares chegou a fazer uma peça teatral em que citava o personagem James Bond, encenada na década de 1960.


james-bond--movies-007-daniel-522d3ee8a15694. O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis é uma trilogia de livros de alta fantasia escrita pelo escritor britânico J. R. R. Tolkien que foi para o cinema sob a direção de Peter Jackson e deu um show de efeitos especiais. A trilogia, que foi filmada simultaneamente, teve 30 indicações para o Oscar e ganharam dezessete estatuetas, sendo 4 para o primeiro filme, 2 para o segundo filme e 11 para o terceiro filme. Os filmes, gravados na Nova Zelândia, faturaram cerca de 3 bilhões de dólares.

• Os gritos do Ringwraiths são baseados nos gritos da produtora Fran Walsh, quando estava com uma infeccção na garganta.
• Ao todo, foram usados 2.730 efeitos especias na trilogia. Na versão estendida, são 3.420.


james-bond--movies-007-daniel-522d3ee8a15695. Star Wars

Guerra nas Estrelas é o título de uma franquia de space opera épica americana criada pelo cineasta George Lucas. A franquia tem 6 filmes, sendo que o primeiro deles foi lançado no dia 25 de maio de 1977. Em 2008, foi feita a soma da bilheteria arrecadada pelos seis filmes Star Wars, que deu um total de aproximadamente 4,41 bilhões de dólares. Em 2012, a Walt Disney Company comprou a Lucasfilm por 4,05 bilhões de dólares e anunciou uma nova trilogia de filmes, , sendo que o primeiro capítulo dessa nova fase, sob o título de O Despertar da Força, tem estreia prevista para 17 de dezembro de 2015.

• A espécie de Yoda nunca foi nomeada.
• “O Retorno de Jedi” quase foi chamado de “A Vingança de Jedi”;


james-bond--movies-007-daniel-522d3ee8a15696. Homem-Aranha

Ah, o bom e velho Homem-Aranha! Quem não ama? Tobey Maguire e Andrew Garfield interpretaram o Homem-Aranha nos filmes da franquia. Os filmes começaram a ser lançados no ano de 2002 e a trilogia lançada na época foi até 2007. Em 2012, a Columbia Pictures e a Marvel anunciaram mais filmes, dessa vez, uma quadrilogia, porém, como a bilheteria e a aceitação do segundo filme não foram tão boas assim, a Sony desistiu de fazer os outros 2 filmes e deu um destino diferente ao personagem. Mal podemos esperar para ver o que vem por ai.

• Os pais do Peter eram agentes da S.H.I.E.L.D.
• Peter Parker tentou uma vaga no Quarteto Fantástico.


james-bond--movies-007-daniel-522d3ee8a15697. Velozes e Furiosos

A franquia estrelada por Vin Diesel, Paul Walker, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster e Dwayne Johnson é toda produzida pela Universal Studios e está nas telonas desde 2001. O primeiro filme teve um orçamento de US$ 38 milhões e o último lançado, de US$ 190 milhões. A franquia toda, arrecadou um total de $3,897,537,708. O ator Paul Walker morreu em um acidente de carro enquanto gravava Velozes e Furiosos 7, esse acontecimento chocou o mundo inteiro.

• O 7º filme foi anunciado antes mesmo do 6º ser lançado.
• Velozes e Furiosos 7 é o filme mais longo da franquia.


james-bond--movies-007-daniel-522d3ee8a15698. Transformers

Os filmes da franquia Transformers foram inspirados em um desenho do mesmo nome, lançado em 1986. O primeiro filme foi lançado em 2007 e os filmes estão na lista das 40 melhores bilheterias do cinema. Esse ano, foi anunciado que a franquia poderá ter até 12 filmes. Shia LaBeouf e Megan Fox foram alguns dos atores que participaram do primeiro filme da franquia, que teve um orçamento de 150 milhões de dólares.

• Um dos produtores executivos da primeira adaptação, Steven Spielberg foi homenageado em vários momentos do longa.
• Quando foi anunciado como diretor do primeiro Transformers, o diretor Michael Bay sofreu ameaças de morte.